1.4.12

Arte e educação para comunidades paraenses

Por Jecyone Pinheiro
 
Assimilar noções de cidadania e respeito de forma lúdica e fazer do aprendizado e conscientização uma brincadeira pra lá de séria faz do teatro uma ferramenta muito feliz na hora de preparar novos cidadãos. 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, a experiência da ONG Rádio Margarida, que há 20 anos trabalha o teatro como arte-educação em Belém do Pará, é a prova de que se pode aprender brincando e que a diversão é uma ótima fonte de inspiração na hora de se transmitir valores sólidos.

 “Trabalhamos em três vertentes: o teatro com atores, de bonecos e o clown”, diz José Arnaud, coordenador da ONG Rádio Margarida. No teatro, o clown é o palhaço, mas não aquele modelo clássico de palhaço que se vê em circo. Um clown no teatro é basicamente: o próprio ator de forma "exagerada".

Arnaud conta que o teatro é utilizado no trabalho de educação popular assim como outras linguagens onde as informações que se quer transmitir são repassadas para o público dentro de um determinado contexto.

“Utilizamos essa ferramenta tanto em projetos maiores, como o de educação fiscal que fizemos em parceria com o governo do estado em que íamos às escolas apresentando o espetáculo e falando sobre as varias vertentes da educação fiscal - como em projetos para adultos, a exemplo do aleitamento materno e a prevenção à dengue”, lembra Arnaud, ao ressaltar que a escolha da vertente teatral depende do público que se quer atingir. “O que muda é a abordagem do assunto.

Ao contrário do que se pensa, o adulto acaba aproveitando o teatro de bonecos ao assimilar a mensagem a ser transmitida”. Eugênia Melo, coordenadora de Projetos da ONG, explica que o teatro de bonecos possibilita conversar, dialogar, transmitir informações que são muito difíceis de serem trabalhadas com crianças. “É o caso de violência sexual, que temos um espetáculo - Lenda de Sombra e Luz, no qual os personagens das lendas amazônicas interagem com as crianças e adolescentes, transmitindo informações mais lúdicas e sensibilizando a plateia para a temática".

O trabalho teatral da Rádio Margarida já foi apresentado para públicos diversos desde comunidades ribeirinhas ou que vivem às margens das estradas. “Realizamos um trabalho interessante onde os personagens e palhaços visitavam as casas das pessoas numa espécie de teatro ambulante, foi bem legal porque as pessoas ficam mais abertas para conversar, uma vez que o palhaço quebra o gelo e facilita o diálogo”, finaliza Arnaud ao destacar que essa troca de informações com a comunidade através do personagem facilita a interação.

Rádio Margarida - O Centro Artístico Cultural Belém Amazônia, mais conhecido como Rádio Margarida, foi criada em julho de 1991 e trabalha com a educação popular. As ações da ONG são voltadas para o atendimento das necessidades humanas, principalmente de crianças e adolescentes. 

A Rádio Margarida tem como missão irradiar arte, cultura e educação popular para a melhoria da qualidade de vida na Amazônia. A ONG utiliza o método de educação popular Rádio/Ação que envolve linguagens artísticas e meios de comunicação para uma ação transformadora.

“Assim, a ONG realiza projetos, campanhas, eventos e pesquisas voltadas para a educação, saúde, meio ambiente, cidadania, arte, cultura e comunicação social”, explica Eugênia Melo, coordenadora de projetos da ONG Rádio Margarida.

Entre as ferramentas educativas utilizadas, estão peças teatrais, vídeos, músicas, radionovelas e spots, que são finalizados em dvd, cd, cd-room, livros, entre outros. A sede da Rádio Margarida fica em Belém do Pará, mas suas atividades atingem várias regiões da Amazônia e de outros estados brasileiros, tanto em ações diretas com o público, como também, por meio de produções educativas. A ONG já recebeu premiações nacionais e internacionais. Um reconhecimento as suas iniciativas e projetos realizados, principalmente, em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Serviço
ONG Rádio Margarida. Avenida Governador José Malcher, 189 – Nazaré – Belém, PA. Fone: (91) 3212 2496.

Nenhum comentário: