28.4.12

Conexão Dança compartilha experiência em Belém

No Dia Internacional da Dança, neste domingo, 29, o projeto realiza o “Trilhas Compartilhadas”, um espaço de compartilhamento, diálogo e fruição de dança, que convida o público interessado e os artistas de Belém para uma vivência dialógica sobre experiências vivenciadas. 

Dentro da programação, haverá exibição de vídeos e apresentação de performances, com Ícaro Gaya e Danilo Bracchi, da Companhia de Investigação Cênica. Há um ano, eles estiveram na Europa, Rio de Janeiro e em São Paulo, onde participaram de diversos eventos ligados ao universo da Dança.

Já nos primeiros dias em Berlim, eles contam que puderam participar de programações importantes voltadas à dança e assistiram a estreia mundial de Pina, do diretor Wim Wenders, atualmente em cartaz no Brasil.  Foi oportunidade para trocaram ideias e experiências com bailarinos de várias nacionalidades. Enquanto estavam lá, Danilo foi entrevistado pelo Holofote Virtual e nos contou vários detalhes, de volta ao país, antes de retornar a Belém, eles ainda passaram pelas capitais paulista e carioca, com o mesmo objetivo.

Ícaro e Danilo, conexões da dança na Europa
As viagens fizeram parte da etapa internacional e nacional do projeto Conexão Dança, da Companhia de Investigação Cênica, dirigida por Danilo Bracchi, aprovado no Edital de Residência em Artes Cênicas da Funarte, e que agora chega ao ciclo em que haverá o compartilhamento destas vivências com o público paraense. 

“O Trilhas Compartilhadas será o momento em que iremos relatar as experiências da nossa viagem com a comunidade, fazer mostra dos vídeos das coreógrafas com quem tivemos contato, enfim, estamos organizando isto”, diz o bailarino Ícaro. 

“Eu e Ícaro vamos falar sobre o projeto conexão dança, falar sobre essa conexão lá na Europa com as coreógrafas Nina Dipla, Minako Seki e Maya Lipsker, e mostrar alguns vídeos delas e de experimentos que fizemos lá também. Vamos exibir o video Anna Halprin - Breath Mead Visible. E no final vamos apresentar a performance Bailarina Fassbinder", complementa Danilo, que avisa, porém, que esta não é uma finalização do Projeto Conexão Dança, mas um desfecho da Bolsa de Residência de Artes Cênicas da FUNARTE 2010. 

“Essa é apenas mais uma ação. O projeto continua com outras atitudes como as aulas abertas para atores e bailarinos ou pessoas interessados em dança”, explica Danilo, que dirige a Companhia de Experimentação Cênica. 

De acordo com ele, já estão participando desta nova ação, a Companhia de Teatro Madalenas e o Grupo de Artistas Independentes de Circo–GAIC, dentro do projeto Vertigem, que ganhou Prêmio Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo 2011. Mas a Cia também já tem outros compromissos já agendados.

Aulas em Berlim
Em 2011, eles já tinham participado do Dancon Liga Cultural de Dança, que aconteceu em Governador Valadares e Belo Horizonte. 

"Là eu conheci o grupo Híbridos e o coreógrafo Vanilton Lakka, que nos enviaram vídeos para exibir neste domingo, além de ter feito grandes amigos, como Daniel Moura e Clênio Magalhães, da Bahia, que vêm dançar em Belém", diz. 

"Este ano, em julho eu participarei, em São Paulo, do Seminário Gestão, Criação e Curadoria em Dança: Lá em Casa, à convite do projeto Acervo Mariposa, que tem apoio do Fundo IBERESCENA. O Conexão Dança é isso, trocar , compartilhar, ouvir, produzir juntos", finaliza Danilo.

Serviço
Trilhas Compartilhadas. Dia 29 de abril, às 17h. . Diálogo e fruição sobre dança, aberto ao público em geral e para artistas de Belém. Exibição de vídeos, bate papo e performance. NO Estúdio Reator - Trav. 14 de Abril, 1053, entre Av. Magalhães Barata e Gov. José Malcher. Entrada franca. Mais informações: 91 8112.8497.

Nenhum comentário: