24.4.12

Cia. Cacos de Teatro em maio no Cláudio Barradas

Cinco anos de atividades irradiando o seu fazer artístico dentro da América Latina. O desafio da Cia. Cacos de Teatro, manauara e contemporânea, é transitar pelos vários campos das artes e convergir todas elas em um fazer cênico pleno. Para comemorar estes anos de atividades continuadas, resolve lançar-se numa pesquisa sobre o corpo, nas suas diversas linguagens, trazendo até Belém o projeto “Em Companhia de Um Só”, Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011 – Circulação, que envolve apresentações artísticas e atividade formativa de 2 a 4 de maio no Teatro Universitário Cláudio Barradas. 

O projeto, que será realizado também em mais cinco cidades brasileiras e cinco países da América Latina, representa o passo inicial em uma pesquisa que busca estudar o fenômeno do espetáculo solo como manifestação de uma teatralidade contemporânea na amazônia, e se articula a partir do interesse particular em estudar o processo e desdobramentos da construção de um espetáculo solo e as possíveis relações deste com as pesquisas da companhia e seu grupo de intérpretes. O resultado são solos e monólogos instigantes, onde o ator não se encontra necessariamente sozinho, mas amparado pelas dimensões do acontecimento teatral. 

O processo de pesquisa que foi desenvolvido ao longo de nove meses teve como metodologia as abordagens em áreas como kung-fu, dança contemporânea, técnica vocal, tai chi chuan e danças urbanas. Durante o período de estadia na cidade, o público poderá participar de uma mesa com a companhia, que abordará seu processo de vivência, através das práticas ministradas respectivamente por José Vasconcelos, Ricardo Risuenho, Eli Soares e Rodrigo Reis, até o resultado final. Cinco solos ou monólogos compõem o projeto. 

“Cultura da carne: alteridade porco”, de Dyego Monnzaho, que versa sobre a alteridade do corpo numa mimética relação espetacular; “Mãe – in loco”, onde Carol Santa Ana mostra o lugar da mãe de forma inóspita, cruel e desregrada; “Trans”, com Ana Paula Costa, que o percurso da faz em troca da beleza ideal, que muitas vezes transforma, deforma e agride corporalmente; “Diário de um louco”, de Taciano Soares, que discute a relação esquizofrênica com que a relação humana tem discutido seus assuntos e o que nos determina reais numa sociedade caótica e “[OFF] Inferno ou Lave os céus para que eu morra”, com Francis Madson, onde a culpa, o caos, a intervenção, a mídia, a performance, as trevas e a solidão são conjuntos participativos de uma grande caixa de pandora. 

Programação

Quarta-feira – 02/05
18h às 19h: Mesa Redonda 
20h00: Espetáculo “Trans”

Quinta-feira – 03/05
20h00: Espetáculos “Diário de um louco”
e “[OFF] Inferno ou Lave os céus para que eu morra” 

Sexta-feira – 04/05
19h30: Espetáculo “Cultura da Carne: alteridade porco” 
20h00: Espetáculo “Mãe – in loco” 

Serviço
Projeto “Em Companhia de Um Só” da Cia. Cacos de Teatro (Manaus – AM) | Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011 – Circulação. De 2 a 4 de Maio, no Teatro Claudio Barradas. Informações: 83465366 | (92) 81585579 | (92) 93476169.

Nenhum comentário: