20.6.12

Comédia gaúcha e workshop de máscaras em julho

Prepare-se pois as férias de julho prometem muito em Belém, que está cheia de programação para quem vai passar seus dias, durante a semana, longe das praias. Uma das opções será o espetáculo “A Mulher que Comeu o Mundo”, do Grupo UTA - Usina do Trabalho do Ator, que chega dia 15, na cidade, vindo de Porto Alegre (RS), contemplado com projeto de circulação pelo Prêmio Myriam Muniz da Funarte. Além das apresentações, o grupo realiza nos dias 18 e 19 um wokshop "Do treinamento à experimentação da máscara" (inscrições abertas), e no final de semana o grupo leva o espetáculo para Castanhal, São Caetano de Odivelas e Icoaraci. 

Em “A Mulher que Comeu o Mundo”, o grupo faz uma incursão ao universo das máscaras e ao teatro de rua, propondo um espetáculo que privilegia a linguagem gestual, a narrativa através da música cantada e a pontuação através da percussão realizada por instrumentos musicais incorporados aos figurinos. 

A história se passa em uma pequena cidade, onde um célebre e rico ladrão, pai de uma moça gorda, morre. Ela era filha única, vivia isolada do mundo e, sem o pai, nada sabia fazer. Tamanha é a dor em seu coração que a moça esfarela o pai e o come, para tê-lo para sempre consigo. E não sabendo mais o que comer sai e pede aos vizinhos que ao perceberem que a mulher não conhece o valor do dinheiro e está disposta a trocar toda a fortuna herdada por comida, bajulam-na em troca de suas riquezas. 

Tentando saciar seu apetite insaciável, a gorda inicia sua busca infindável por comida. Eis o mote desse espetáculo que brinca com a metáfora da gorda relacionada a ganância e a busca desenfreada pelo poder. Revela também a ridícula condição humana de querer a permanência, a posse das coisas, e por isso lutar, dominar e matar. 

Em Belém o espetáculo está sendo confirmado para acontecer no dia 18, na Praça da República, e no dia 19, na Praça Batista Campos. O grupo Usina do Trabalho do Ator, também vai apresentar a peça em Castanhal, no dia 20/07, na Praça Estrela, às 18h, e em São Caetano de Odivelas, no dia 21/07, na Praça dos Três Poderes, às 17h. Em Icoaraci, no dia 22/07, o local e o horário também estão sendo confirmados. 

WORKSHOP - Direcionado a estudantes e profissionais das artes cênicas (dança e teatro ou demais interessados de áreas afins), o workshop “Do Treinamento a Experimentação da Máscara”, nos dias 18 e 19 de julho, irá abordar os seguintes tópicos: o estudo do movimento: precisão, equilíbrio e fluência; a relação e utilização do espaço; jogos; ação física e vocal; improvisação e construção de um estado cênico para portar uma máscara. 

São apenas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail da produtora Anna Fuão, do grupo USINA DO TRABALHO DO ATOR (Porto Alegre - RS) - annafuao@yahoo.com.br - até o dia 13 de julho (com nome, telefone, e-mail e carta de intenção) + a doação de 1 kg de alimento não perecível que serão doados para uma fundação beneficente da cidade de Belém (em confirmação). O alimento deverá ser entregue no primeiro dia de aula. 

O trabalho, bastante intensivo, busca proporcionar aos interessados o contato com técnicas de trabalho corporal, vocal e improvisação desenvolvidos pelo grupo que visam disponibilizar o corpo para o trabalho cênico, bem como estimular a criação de um repertório de ações que sirva de base para a criação. 

O workshop, que acontecerá no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da residência, visa também possibilitar um espaço onde aqueles que buscam instrumentalizar-se, possam fazer sua preparação com exercícios físicos voltados para o trabalho teatral. A utilização das estratégias de treinamento físico e vocal abordadas pela Usina do Trabalho do Ator irá direcionar para o trabalho de improvisação com a máscara. Mais informações: 91 8134.7719/91 3242.7429 ou www.utateatro.com.br

Nenhum comentário: