12.6.12

Em cena o olhar feminino sobre a vida ribeirinha


“As Mulheres e a Mulher que empalhava bichos” também comemora os 32 anos do Grupo de Teatro Palha. O cotidiano simples do caboclo amazônico retratado pela ótica de seis distintas mulheres moradoras de um pequeno município próximo à Belém na década de 70 é o mote central da trama que estreia  nesta quarta, 13, e segue até 17 de junho, sempre as 20h00, no Teatro Claudio Barradas, com entrada franca. 

Contemplado com o Prêmio Myriam Muniz espetáculo, está nas mãos da experiente direção de Paulo Santana, um dos fundadores do grupo, e retrata o cotidiano de Chica, Mocinha, Ana Bárbara, Bete, Orminda e Petita; mulheres que retratam figuram emblemáticas no cotidiano das cidades do interior como a médica, a mulher do prefeito, a juíza e mesmo a adolescente que ajuda nos afazeres da casa.

As histórias que as mulheres fazem chegar à mulher que empalha bichos, Dona Chica, faz com que a trama se torne uma encantadora comédia de costumes permeada pelo imaginário amazônida. Miryam Shimon, estreante em trabalhos do grupo, pontua que esta peça é um desafio. “O processo está sendo muito divertido, é uma grande comédia, e também uma grande oportunidade de descobrir a minha veia cômica enquanto atriz recém-formada. Agarrei o convite com unhas e dentes e o resultado tem sido fantástico”, comenta a atriz. 

O grupo, que há anos privilegia montagens em parceria com dramaturgos da região, tem como princípio histórico e investigativo uma imersão ao universo do cotidiano amazônico, das personalidades históricas do estado e, especialmente nesta nova fase, a simplicidade do povo ribeirinho, os “causos” das beiras dos rios e toda a sua contribuição para a diversidade cultural da região. 

Desta vez a parceria foi firmada com José Maria Villar, que além de dramaturgo, é poeta e compositor. Para o diretor Paulo Santana, comemorar 32 anos de grupo com este espetáculo é um prazer. “Sempre tivemos como investigação, desde o início, o falar do homem amazônico. Já retratamos nestes anos personagens históricos do nosso estado e falar da região é sempre um prazer”, diz Paulo. 
 
“As mulheres e as mulher que empalhava bichos” é um delicioso convite do grupo ao público a adentrar no cotidiano das palafitas, que no fundo é intrinsecamente seu. É ver a região em cena. E se divertir numa comédia originalmente paraense. 

Serviço
“As Mulheres e a Mulher que Empalhava Bichos”, de José Maria Villar. Dias 13, 14, 15, 16 e 17 de Junho. 20H00. Entrada Franca. Informações: 9176.0788 | 8415.5202 (Paulo Santana) e 8346.5366 |8882.0488 (Tânia Santos).

(Com informações de Leandro Oliveira. Fotos: Paulo Santana)

Nenhum comentário: