6.8.13

Dimenti de volta a Belém com o Palco Giratório

Fotos: Alex Oliveira
Pela segunda vez na capital paraense, o coletivo fará duas apresentações do espetáculo "Tombé" e uma oficina artística. As apresentações serão nos dias 10 e 11 de agosto, às 20h, no Teatro Claudio Barradas, com entrada franca, e a oficina, antes, nos dias 08 e 09 de agosto. 

Você já tentou entender o sentido das coisas? Você já teve que inventar alguma teoria? Você já teve longas DRs com colegas de trabalho? Você já teve um chefe? Você já participou de dinâmicas de grupo? Você já perdeu o controle? Você já dançou alguma vez na vida? Então, Tombé, é um espetáculo é pra você. 

Trata-se de uma coreografia-palestra: uma obra interessada no movimento, mas também no discurso que se produz sobre ele. Extravasando o campo artístico, reflete sobre tensões nas relações interpessoais, disputas de poder e, muitas vezes, os dolorosos processos de aprendizado.

Desse modo, Tombé reúne uma série de vocabulários corporais e teorias ligadas a diversas situações da vida. Estreada em 2002, a montagem passa por constantes atualizações em seu formato e, na atual versão, traz em seu elenco artistas de diferentes regiões do país, como Bahia, São Paulo e Curitiba. Criação e performance são de Jorge Alencar (também responsável pela direção coreográfica), Fábio Osório Monteiro, Neto Machado, Eduardo Gomes e Rúbia Romani. 

Fundado em 1998, o Dimenti é um ambiente de criação artística e de produção cultural que articula interesses diversos como dança, teatro, cinema, curadoria, comunicação e gestão. Dentre as suas ações está o encontro anual de artes “Interação e Conectividade”. Ao longo dos anos, o Dimenti tem estado em constante mutação nos seus modos de organização e de criação. 

Tombé
Combo abalou em 2012 - Em setembro do ano passado, o Dimenti trouxe para Belém o projeto COMBO, que estava percorrendo o país pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança – Funarte. 

Na ocasião, mostraram aqui cinco performances, em vários espaços da cidade, fugindo dos ambientes tradicionais de apresentação teatral. Quem foi assistir gostou, aplaudiu e quis mais. Pois então, não deve perder Tombé. Está aí a dica. Vale à pena conferir! 

Serviço
O Teatro Cláudio Barradas onde serão feitas as apresentações, fica na Jerônimo Pimentel, próximo a Dom Romualdo de Seixas, na Escola de Teatro e Dança da UFPA. Os interessados em participar da oficina devem fazer as inscrições pelo e-mail e.doliveira@hotmail.com. Mais informações sobre o Palco Giratório: http://www.sesc.com.br/palcogiratorio/tombe.html /

Nenhum comentário: