29.8.13

Pilar del Rio já está na capital paraense

Pilar del Río, ontem, na estreia de O Trovador
Em Belém, para lançar dois livros de José Saramago, a jornalista e viúva do escritor, falecido em 2010, esteve na estreia de “O Trovador”, que integra a programação do XII Festival de Ópera do Theatro da Paz. Na sexta, 30, o lançamento de “Democracia e Universidade”  e “Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo” inicia às 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA.

Pilar del Río, que chegou no país, em meados agosto, assistiu a ópera, nesta quarta-feira, 28, em um dos camarotes da casa centenária, acompanhada pelo professor Flávio Nassar, que coordena o Fórum Landi, da Universidade Federal do Pará.

A obra de Giuseppe Verdi, baseada no libreto do autor espanhol Antonio García Gutierrez, emocionou a jornalista. “Achei interessante o teatro, a encenação e gostei muito dos cenários que fazem alusão à obra do arquiteto Antonio Landi”, disse, durante o intervalo da ópera. As referência são frutos da parceria da universidade com a Secult, para homenagear o tricentenário do arquiteto italiano.

Pela primeira vez na capital paraense, a jornalista, de naturalidade espanhola, é quem vai abrir a programação na UFPA, com a palestra “Saramago por Saramago”.  Em seguida, a atriz paulista Vera Barbosa, também musicista e encenadora, fará a leitura de trechos de livros do escritor. A apresentação contará com a participação do músico Áureo De Freitas, da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia.

As obras de José Saramago, Prêmio Nobel de LIteratura em 1998, são inéditas no Brasil e foram editadas pela Editora da UFPA, em parceria com a Fundação José Saramago, presidida por Pilar. Em cada uma,  há particularidades. Na edição de 'A Estátua e a Pedra', o texto passa a chamar-se 'Da Estátua à Pedra', como explica Pilar, que assina o prefácio da obra.

“Ao revisar a tradução espanhola, [José] adicionou à gráfica imagem de "A Estátua e a Pedra", um elemento que a tornaria mais compreensível, ainda, o sentido de suas palavras e de sua trajetória literária:Da Estátua à Pedra. No entanto essa anotação, feita de punho e letra, se perdeu nos labirintos da comunicação virtual, e o livro, tanto na Espanha como, depois, em Portugal, saiu obedecendo ao modelo italiano. Foi necessário fazer uma busca nos arquivos para a edição brasileira... para encontrar, por fim, o título definitivo que o autor lhe dera.” 

Em "Democracia e Universidade", com apresentação do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, traz dois textos: “Conferência Democracia e Universidade”, transcrito de uma palestra proferida pelo escritor português, na Universidade Complutense de Madri, em 2005. E “Verdade e Ilusão Democrática”, resultado de conferência lida por ele em Santiago do Chile, em abril de 2003, no ciclo "Las Conferencias de la Moneda". 

Fundação José Saramago  - Com sede na Casa dos Bicos, na Baixa de Lisboa, em Portugal, onde fica a biblioteca e o acervo pessoal do escritor, a Fundação José Saramago, aberta ao público, tornou-se um centro cultural, com realização de exposições a lançamento de livros, tudo administrado pela jornalista. 

Serviço
Lançamento de obras inéditas de José Saramago. Nesta sexta-feira, 30, a partir das 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes - Universidade Federal do Pará, Setor Básico. Rua Augusto Corrêa, 01. Entrada livre até o limite de lotação do auditório.

Nenhum comentário: