16.8.13

Tadashi realiza workshop no T. Cláudio Barradas

Em parceria com a produção do longa metragem “Órfãos do Eldorado”, filme homônimo de Milton Hatoum, o Movimento Chega! oferece à classe artística um workshop com o diretor e coreógrafo, mestre em Butoh Tadashi Endo. Logo mais, no teatro Cláudio Barradas, na Escola de teatro e Dança da UFPA.

“O dançarino não deve dançar, mas ser dançado”. Esta é a filosofia de Tadashi Endo, que está em Belém fazendo a preparação dos atores do filme “Órfãos do Eldorado”. 

Hoje residente na cidade de Göttingem na Alemanha, onde mantém o centro de Butoh MAMMU, fundado em 1992, Tadashi Endo é considerado o herdeiro direto de Kazuo Ohnu, um dos criadores do Butoh, com quem se encontrou pela 1ª vez em 1989.

Tadashi Endo encontrou seu caminho na dança no que ele chama de “Butoh-MA”. MA no Zen-Budismo significa “vazio” e “espaço entre as coisas”. Butoh-MA é o caminho para tornar visível o invisível. O mínimo de movimentos faz com que a expressão dos sentimentos e situações cresçam em intensidade. 

A relação do mestre com o Brasil se estreita nos intercâmbios com o Grupo Lume de Campinas – SP e, após 2010, quando foi convidado para dirigir um espetáculo inspirado na pintura de Manabu Mabe, também japonês, imigrante da cidade de São Paulo. 

Através de trabalhos práticos, individuais e em grupos, com exercícios criados pelo próprio Endo, e outros com grandes influências do teatro clássico japonês, Noh e Kabuki, os workshops de Tadashi trazem vivencias de alguns elementos od butoh: as diversas dinâmicas de tempo e ritmo, a variação espacial dos movimentos, os pés como único órgão de visão e percepção, a transformação de imagens em movimento, as diferentes qualidades de energia, o corpo-metamorfose, etc. 

Serviço
Tadashi Endo - Workshop. Nesta sexta-feira, 16 de agosto, no Teatro Claudio Barradas – Trav. Jerônimo Pimentel, 546 – esquina com R. Dom Romualdo de Seixas. A partir das 18h30, mas as vagas são limitadas. Cheguem cedo pra pegar a senha. Mais Informações: 91 84175387.

Nenhum comentário: