18.10.13

Roda de Carimbó celebra parceria inédita

A Universidade Federal do Pará se une à Campanha do Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, por meio do Programa COROATÁ, e realiza, nesta sexta-feira,18, uma Roda de Carimbó, na beira do Rio Guamá, na Capela Universitária da UFPA, a partir das 18 h.

A ideia é celebrar a parceria entre o Movimento Carimbozeiro e a Universidade na realização do Ciclo de Formação de Agentes Culturais do Carimbó, uma iniciativa que visa promover oficinas para lideranças e protagonistas dos grupos e comunidades de Carimbó da região do Nordeste Paraense. 

A ação Coroatá-Carimbó é resultado da aliança firmada entre o Programa Coroatá, realizado pela UFPA através da Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto de Ciências da Arte, e os mestres e ativistas da Campanha do Carimbó, com o objetivo de fomentar o fortalecimento da autonomia e protagonismo das comunidades e grupos carimbozeiras envolvidas em relação à gestão e planejamento de seus projetos e ações. 

As oficinas acontecerão em comunidades do interior, como Santarém Novo, Marapanim e Vila de Fortalezinha/Maracanã no período de outubro a dezembro de 2013. Entre os temas a serem trabalhados nas oficinas estão: Planejamento Comunitário, Elaboração de Projetos Culturais, Turismo Cultural de Base Comunitária e Conhecimentos Tradicionais e Direito Autoral. 

Dentro do calendário de realização algumas oficinas ocorrerão dentro da programação de eventos das comunidades, como os festivais Zimbarimbó em Marapanim (5, 6 e 7/dezembro) e o Fest Rimbó em Santarém Novo (13, 14, 15/dezembro). 

A Roda de Carimbó do Coroatá-Carimbó de lançamento da iniciativa terá a participação de mestres carimbozeiros de várias localidades, como Belém (Icoaraci, Ananindeua, Marapanim, Santarém Novo, entre outras. 

Serviço
Roda de Carimbó COROATÁ-CARIMBÓ. Sexta (18/10/2013) - 18h, na Capela Universitária da UFPA - Campus Universitário do Guamá/Belém. Contatos: (91) 9982-8765 - Luciane Bessa (Coroatá/UFPA) (91) 8722-9502 - Isaac Loureiro (Campanha do Carimbó).

Nenhum comentário: