3.10.13

Desvãos da Memória no Espaço Oficina Assim

Mater Dolores – Desvãos da Memória Espetáculo de teatro de miniatura, de Jeferson Cecim, vencedor do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012 – Ministério da Cultura, estreia programação teatral do Espaço Oficina Assim, nesta sexta-feira, 04 de outubro, gratuitamente, ao ar livre, na Rua Frei Gil, a partir das 18h, como é a proposta da circulação do projeto.

Recentemente, com o conceito de formação e continuidade do conhecimento, o Espaço Oficina Assim abriu para palestras, mesas redondas, discussões e cursos nas diversas linguagens artísticas. Em pouco mais de duas semanas, a grande procura ampliou os horizontes e garantiu agendas para teatro e exposições. 

O artista, Jeferson Cecim inaugura o Assim para o teatro com a apresentação do premiado mini-espetáculo Mater Dolores – Desvãos da Memória, onde busca criar uma ponte para o mítico, religando-nos ao sentimento sacro, ao lúdico e ao encantatório, através da interpretação de imagens da velhice, tomando por base o conto “A rede, dona Bibi” (In: Feias, quase cabeludas, 2005). 

O espetáculo vale-se do Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Miniaturas, uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo, formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas: é considerado uma modalidade do gênero Teatro de Animação.

Em Mater Dolores – Desvãos da Memória, o tempo também é condensado. Mais ainda, sacralizado na superposição de significados. A síntese e a subversão da realidade convencionada abrem portas de comunicação com o indizível, com a verdade profunda e escondida de todas as coisas; a verdade da negociação das realidades, da descoberta do vasto campo das possibilidades reais e imaginárias; (des)tece memórias que instauram um tempo incerto, povoado de figuras, de objetos, de vozes.

Em tempo de ampliação da população idosa mundial, de aumento da expectativa de vida do indivíduo, de aprovação de leis e implementação de políticas públicas voltadas à chamada melhor idade, o foco sobre o tema da velhice, no projeto de Jeferson Cecim, é um modo de contribuir com que ele se mantenha como argumento na agenda das manifestações artísticas e culturais brasileiras; no caso deste Projeto, na agenda do Teatro.

Esta tarefa é ainda mais desafiadora porque supõe poder ser uma homenagem a esse grande escritor contemporâneo Haroldo Maranhão, cujas obras são um manancial ainda a ser mais explorado por diferentes formas de expressão artística, e pelo teatro de animação particularmente. 

Ficha Técnica 
Concepção e direção: Jeferson Cecim 
Boneco: Aline Chavez 
Desenhos: Igor Felipe 
Adereços : Nívea Brito 
Figurino e estandarte: Ione Cecim e Ana Santos 
Desenho de som: Leo Bitar 
Voz: Astréa Lucena 
Dramaturgia: Jeferson Cecim, Sandoval Nonato Gomes Santos 
Fotos: André Mardock 
Assessoria de imprensa: Luciana Medeiros 
Produção: Usina de Animação 

Serviço
Espetáculo de Teatro de Miniaturas Mater Dolores – Desvãos da Memória Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2012. Ministério da Cultura Apresentação de estreia teatral no Espaço Oficina Assim Endereço: Frei Gil de Vila Nova, 215 (entre Ó de Almeida e Manoel Barata) Datas: 4, 10 e 11 de outubro de 2013 Horário das apresentações: a partir das 18hs Duração do mini-espetáculo: 3 min e 15 seg. por espectador. Espetáculo gratuito Contatos e-mail: jeferson.cecim@gmail.com celular: (91) 82333368.

Nenhum comentário: