30.12.13

Bienal Naïfs do Brasil com inscrições abertas

Ampla e de expressiva repercussão, a décima segunda edição da Bienal Naïfs do Brasil será realizada no período de 07 de agosto a 30 de novembro de 2014. As inscrições abrem em 18 de fevereiro e vão até abril. Podem se inscrever artistas brasileiros ou estrangeiros radicados há mais de três anos no país. 

O evento, criado em 1992, pelo Sesc, teve sua primeira edição realizada na Unidade de Piracicaba, privilegiando a participação dos artistas plásticos produtores de obras enquadradas na categoria de arte ingênua, espontânea, instintiva,popular, naïf ou naïve, que em sua maioria as concebem de maneira autodidata.

A mostra é uma das principais referências do gênero artístico e promove a integração entre artistas, pesquisadores, colecionadores e galeristas – além de educadores e estudantes, com a finalidade de ampliar conhecimentos e garantir o debate acerca da produção visual no país.A programação costuma promover ateliês abertos, oficinas, cursos, palestras, visitas orientadas e apresentações.

A denominação 'Arte Naïf' surgiu no fim do século XIX, com o pintor francês Henri Rousseau no Salão dos Independentes, em Paris. Por fugir aos padrões da alta arte, na época, ele chegou a ser acusado pela crítica de ignorar regras elementares de desenho, composição e perspectiva e de empregar as cores de modo arbitrário. 

No Pará - Há muitos artistas paraenses que praticam a Arte Naif em suas obras, entre eles Elieni Tenório, Jair Júnior , Amando Queiroz e Alexandre Sequeira. Mas uma artista chamou atenção de todos em meados dos anos 2000. Maria José Batista, que vem de uma trajetória simples, puramente autodidata  e com mais de 40 anos, o talento descoberto em uma oficina de arte na Fundação Curro Velho. 

Obra de Maria José - mostra Espelhos da Vida  (IAP - 2007)
Hoje, ela desponta como uma das grandes revelações da mais autêntica arte naïf, numa pintura desvinculada da tradição erudita e convencional, e de característica espontânea e popular.

Maria José vem acumulando participação em dezenas de exposições coletivas e individuais, inclusive, em 2006, na Bienal de Arte Naif em Piracicaba – SP, como artista convidada e com obras adquiridas por colecionadores nacionais e estrangeiros. 

Naquele ano ela mostrou os trabalhos: “O Bebê quer Brincar” (Acrílico sobre Tela)Belém – PA, “Boa Noite Companheiro” (Acrílico sobre Tela) e “Meu Diário” (Livro e Acrílico sobre Tela). Os demais artistas citados nesta matéria também foram selecionados e participaram do evento.

Serviço
Inscrições abertas até 13 de abril. Para saber mais, acesse o regulamento da Bienal, disponível no portal do Sesc Piracicaba. Para baixar a versão para impressão da ficha de inscrição e regulamento clique aqui.

Nenhum comentário: