2.12.13

Espetáculo reúne humor e sarcasmo no Barradas

Inspirado na obra “Ekhart, O Cruel”, do escritor, jornalista e editor mineiro  Luiz Fernando Emediato, estreia esta semana, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o espetáculo “Peço a Deus que me livre de Deus”. A temporada inicia no dia 4 e fica e vai até 08 de  dezembro. 

O espetáculo é resultado da disciplina  Prática de Montagem,  orientada pelos professores Paulo Santana e Marluce Oliveira, aos alunos do 10 ano do Curso Técnico de Formação de Ator da ETDUFPA.

Para o diretor Paulo Santana, Ekhart, o cruel, é uma fantástica epopéia sobre os mitos que alegram e aterrorizam a humanidade. Um drama de humor negro, uma história de amor e aventura, uma tragédia descabelada, cheia de sexo, pimenta e sacrilégio. 


Ekhart vive ainda, na era do rock, das drogas e da conquista espacial.  É eterno. Ele venceu o próprio Deus em sua glória, instalando na terra o Reino do mundo de Ekhart, o único. Derrotou as divindades fantásticas: Zora, a bruxa, e os três monstros horrorosos, Balestrim Mirabolante, Mandragão e vibrião Colérico. Dormiu com a morte. Ninguém pode detê-lo, enquanto durou sua grandiosa epopéia. Até que, finalmente, quando Nimrod, o mago.

Jamais houve alguém como Ekhart. A plateia vai rir de suas palhaçadas, torcer por ele, para que se saia bem de suas loucas e fantásticas aventuras. Bom e mau, egoísta e justo, canalha e honesto, covarde e herói, Ekhart sofre sem deixar de ser encantador. Um ditador faminto, ele é louco, fanático, mas é, também, um pobre poeta vagabundo.

Ele viveu na aurora dos tempos, quando combatia os gigantes; na Idade media, quando foi crucificado pelo Bispo; na era das revoluções, quando se fez rei e cunhou moedas. Por fim, Ekhart é um assassino cruel e oportunista. É um andarilho, um menestrel, um cavaleiro andante, um príncipe, um guerrilheiro.

Serviço
O espetáculo fica em cartaz nos dias 04,05,06, às 20 horas e nos dias 7 e 8 de dezembro, com duas sessões, às 18h e 20 h. Ingressos: R$ 20,00 (com meia entrada para estudantes). O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na  Avenida Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D.  Romualdo de Seixas, no bairro Umarizal, em Belém.

Nenhum comentário: