3.12.13

Circuito das Artes traz resultado de 30 bolsas

A abertura da programação que se espalhará em vários outros espaços da cidade e circulará por outros municípios, é na sexta, dia 6, em Belém, com os espetáculos de Ana Carolina Malcher (dança), Lindemberg Monteiro (teatro), Alfredo Garcia Neto (música) e Jarede Almeida (música), a partir das 19h, nos espaços do IAP, além das apresentações de circo no Casarão do Boneco. Para informar melhor o público, este ano, os artistas-pesquisadores contemplados no edital 2013 terão um endereço na web específico, trazendo detalhes do resultado de seus trabalhos. 

Os 30 artistas selecionados na edição 2013 do edital da Bolsa de Criação, Experimentação e Divulgação Artística do IAP apresentam agora os resultados desses processos de imersão, onde as diversas áreas artísticas se uniram a realidades ribeirinhas e de comunidades rurais, montando recortes de produções e vida, Pará adentro. Os perfis e releases de cada um estarão disponíveis a partir desta quarta, 4 de dezembro, no endereço do Hot Site, acesse aqui.

Ao todo, 450 mil reais foram investidos nos 7 meses de intensas pesquisas nas áreas de teatro, música, dança, audiovisual, literatura, artes plásticas e fotografia. As apresentações circulam ainda em 8 municípios do estado, e incluem regiões como a Ilha de João Pilatos e a Vila de Abacatal em Ananindeua; além de Moju, Paragominas, Soure, Marabá, Marituba, Castanhal, Santarém e Icoaraci. Em Belém, as apresentações também chegam aos espaços do Casarão de Bonecos, Reator Cultural, Casa das 11 Janelas, Teatro Waldemar Henrique e Museu da UFPA, além do próprio Instituto de Artes do Pará.

A ideia de criação da página veio para suprir as demandas desses trabalhos, já que cada um trata de uma vertente específica com um cuidado diferente em sua finalização. Para o IAP esta é uma forma de valorizar ainda mais a pesquisa do artista, possibilitando mais uma visibilidade para além da apresentação física.

Dentre os trabalhos apresentados estão oficinas de inclusão sócio-cultural (músico Izaaque Aquino), um programa piloto de televisão sobre o samba (Arthur Espíndola), performance sonora (Leo Bitar), além de instalações, mostras fotográficas e espetáculos de teatro, música e dança.

A Turma da Pororoca nasceu de uma bolsa do IAP
Edital - Lançado como uma das premissas da missão do Instituto de Artes do Pará, o edital de bolsas teve sua primeira edição em 2002.

Desde então, diversos artistas passaram pelo Instituto, e importantes trabalhos foram constituídos a partir do resultado dessas pesquisas, como por exemplo, as animações com a Turma da Pororoca de Cássio Tavernard, dentre muitos outros. Na edição de 2013, o edital contemplou também artistas do interior do estado, criando novas possibilidades de diálogo com a arte produzida no Pará.

Para o presidente do IAP, Fábio Souza, o resultado das bolsas de 2013 mostra o quanto a arte nesse estado é ampla; e o quanto é importante que incentivos como este se mantenham para que o artista possa continuar pesquisando.  “O edital de bolsas é o carro-chefe do IAP, é uma das razões da existência do Instituto e sem nenhuma dúvida, o resultado deste ano conseguiu cumprir sua meta, que é de mostrar a pluralidade artística do Pará e promover o encontro destes artistas com a realidade do estado e o público”, afirmou o presidente.

Serviço
Circuito das Artes 2013 do IAP.  Abertura nesta sexta-feira, 6, no  Instituto de Artes do Pará, a partir das 19h, com e entrada franca.  Informações para imprensa: 4006 2918.  A programação completa do Circuito das Artes estará no endereço http://www.iap-circuitodasartes.com.br/ e também na página no Instituto: www.iap.pa.gov.br.

Nenhum comentário: