11.12.13

Pará participa de Festival Multicultural no Ceará

De 12 a 14 de dezembro o Estoril, em Fortaleza, recebe o Noites Brasileiras, um festival artístico-cultural das expressões e manifestações dos diferentes lugares do nosso país. A ideia é a cada edição, contemplar  três estados do Brasil, mostrando espetáculos de Teatro, Dança, Música e Feira Gastronômica, além de propor o Territórios Criativos onde acontecerão debates e palestras. Este ano, as atrações paraenses que participam do festival são a Gang do Eletro, a Companhia de Investigação Cênica e Pinduca.

O Noites Brasileiras visa ampliar o acesso aos bens culturais, fomentando a cadeia produtiva local. E os motivos são muitos, especialmente o estimulo ao compartilhamento a partir do intercâmbio artístico que promove a circulação das produções entre os estados brasileiros. 

Fortalecendo as redes de cooperação as ações artísticas e formativas que produzem impactos duradouros, gerando novos estímulos à produção cultural. A realização é da WM Cultural em parceria com a CENAPOP através do incentivo da ACAL, do Grupo Aço Cearense, com apoio cultural Secretária de Cultura e Governo do Estado do Ceará.

Voltando a multiplicidade cultural, nesta edição de estreia, o Noites Brasileiras apresenta diferentes tipos de expressões e linguagens culturais e suas interseções. Espetáculos de dança, com a Cia Vatá (CE), Cia de Investigação Cênica (PA) e o bailarino pernambucano Ângelo Madureira encherão de cores e ritmos a caixa cênica que será instalada na frente do prédio do Estoril. 

Para quem gosta de teatro de rua, os grupos Formosura(CE) e Cafuringa(PE), farão a alegria de quem passar pela Praia de Iracema e ainda tem música dos mais diferentes estilos, com Dona Zefa (CE), David Duarte(CE), Luxo da Aldeia (CE), Pinduca (PA), mais conhecido como o Rei do carimbó, Gang do Eletro (PA), Karina Buhr (PE) e tantos outros, além de grafite ao vivo e exposição.

De acordo com William Mendonça, diretor da WM Cultural e idealizador do projeto, “Todas as ações deste projeto propõem um conhecimento histórico e cultural de cada lugar. Os artistas vivenciarão novas plateias, os espectadores descobrirão e reconhecerão a gastronomia de cada estado e suas raízes. Oportunizaremos o dialogo entre produtores e gestores com diferentes realidades, mas com produtos de linguagens semelhantes”, diz.

"Para nós é uma honra, mas também um desafio propor algo dessa grandiosidade, pois sabemos da nossa responsabilidade enquanto produtores e formadores de opinião, mas especialmente entendemos nossa posição enquanto artistas que enxergam a arte como uma ferramenta de desenvolvimento humano e um canal de ligação entre os povos. É por isso que convidamos todos a embarcarem conosco nesse passeio plural, acessível e democrático chamado Noites Brasileiras", completa.

O Festival - A proposta fomenta a circulação de artistas entre os estados brasileiros, valoriza as diversas “culturas” e estimula a difusão da produção cultural, dando às diferentes classes sociais acesso aos equipamentos existentes na cidade de Fortaleza.

O Estoril - A história do Estoril, se confunde com a da Praia de Iracema, isso por que durante anos o prédio foi local de encontro da boemia fortalezense. Erguido sobre taipa (processo de construção bastante comum na região) em 1920; foi substituído por uma réplica em alvenaria em 1990, após desabamento devido uma forte chuva. O prédio coberto por telha marselha, com material de acabamento e adorno vindo da Europa, possui dois pavimentos e uma torre e foi Tombado como Patrimônio Histórico em 19 de setembro de 1986.

Na Segunda Guerra Mundial (anos 40), a família Porto arrendou a residência para norte-americanos que instalaram, no local, um cassino para a diversão de oficiais. Com o fim da Guerra, a “Vila Morena”, como era chamada, foi arrendada por portugueses. O local passou a funcionar como bar e restaurante e foi rebatizado de Estoril (nome de uma cidade portuguesa). O local era conhecido espaço de debates políticos, fato que o tornou alvo de especial atenção para o governo durante o período da Ditadura Militar.

WM Cultural - Realizadora do Noites Brasileiras - Festival Multicultural do Brasil, a empresa desenvolve serviços integrados nas diferentes etapas de elaboração e realização de projetos culturais e tem como principal filosofia de trabalho o planejamento e a organização, princípios fundamentais para o bom andamento e resultado dos projetos. 

Criada em 2009, atua em duas frentes de projetos: Gestão e Co-Produção, em diversas categorias artísticas(teatro, literatura, música, dança, patrimônio material e imaterial e festivais), priorizando a excelência artística e relevância cultural.

Economia - Estima-se que a estrutura sugerida para esta edição deverá gerar aproximadamente 60 empregos diretos, envolvidos na produção. Além disso, um evento deste porte movimenta uma cadeia de produtos e serviços incluindo alimentação, hospedagem, sonorização, montagens, instalações, serviços de divulgação, entre outros.
Programação

Noite do Ceará - 12 de dezembro

18h: Abertura dos Stands de Gastronomia e Institucionais e Abertura Oficial com Show Musical Instrumental: “Camerata Unifor”.

18h30:  Boi Estrela
Bebendo da água da tradição Nordestina, o Grupo Formosura de Teatro trás a cena a tradicional história da ingênua Catirina e do Boi Estrela. E apresenta Mateus e seus questionamentos. 

20h20: Homenagem “Ceará Vive Pernambuco e Pará” Show Musical: “Dona Zefa”.
Detentores de uma sonoridade eclética, a Banda Dona Zefa se propõe a unir estilos, assim, mistura o popular ao erudito. O resultado é uma multiplicidade de estilos que levam o público a dançar e se divertir, indo do genuíno forró pé de serra, ciranda, maxixe, carimbó, frevos a música clássica, sem abrir mão do bolero, choros e sambas.

21h30 - Vatá, Etnografia de Mim
Com um corpo que questiona sua própria história de passado, onde presente é gerúndio e o futuro inquietação, a bailarina Valéria Pinheiro em seus 25 anos de pesquisa sobre o corpo, apresenta sua etnografia.

22h - David Duarte
Apontado pela crítica e nos circuitos alternativos como um dos mais legítimos sucessores do “Pessoal do Ceará”, movimento musical que na década de 70, o cantor, compositor, instrumentista e produtor musical David Duarte apresenta seu show Minha vida, Minha História, onde revisita os grandes sucessos de sua carreira.

23h - Nigroover
Grupo musical atuante na atual cena cearense começou suas atividades em 2008 fazendo releituras interessantes de sucessos da música de raiz negra. Transitando entre samba-rock, funk, Soul, Afrobeat e seus desdobramentos, sem se prender a modismos ou conveniências comerciais. Hoje executa forte trabalho autoral.

00h - Luxo da Aldeia
O Luxo da Aldeia, que tem seu nome foi inspirado na música Terral do cantor e compositor Ednardo, anima os pré-carnavais de Fortaleza, desde 2007, sempre homenageando a cultura musical do Ceará, executando canções carnavalescas de compositores e músicos cearenses de nascimento ou de coração.

Noite do Pará - 13 de dezembro

18h: Abertura dos Stands de Gastronomia e Institucionais.

20h: Espetáculo de Teatro e Dança: “Ciao! Buona Notte, Finito...” - Cia. de Investigação Cênica.
Cia. de Investigação Cênica, promove o encontro entre o palhaço e a bailarina. O espetáculo promove a fusão entre dança contemporânea e as técnicas circenses, ao trazer a metáfora das transformações.

21h30: Show Musical: “Pinduca”.
Conhecido como o "Rei do Carimbó", o cantor e compositor Pinduca é um dos maiores representantes da cultura popular no Brasil. Esse filho do Pará leva sua música e seu estado por onde passa.

23h: Show Musical: “Gang do Eletro”.
A banda que nasceu em 2008, é hoje trilha sonora de novela e causa movimentos involuntários de pernas, braços, ombros, pescoço e quadril, de quem a ouve. Isso mesmo! A Gang do Eletro te faz tremer e dançar ao som do Pará.

Noite de Pernambuco - 14 de dezembro

15h: “Territórios Criativos”: Encontro de Gestores, Produtores e Artistas Brasileiros.

18h: Abertura dos Stands de Gastronomia e Institucionais.

18h30: Espetáculo de Teatro: “Cafuringa” – Grupo Cafuringa.
O espetáculo narra à história do ventríloquo, embolador, vendedor de pomadas e garrafadas: Cafuringa. Um recorte no tempo, de seus momentos brincantes até a sua expulsão do Pátio do Carmo.

19h30: Espetáculo de Dança: “Delírio” - Ângelo Madureira.
O solo de Ângelo Madureira, questiona sobre a dança, sobre o frevo. E o que sobraria da dança se tirasse a música do frevo? Foi a partir dessa indagação que nasceu essa obra forte e lúdica que busca representar a dança popular em cena.

21h30: Show Musical: “Silvério Pessoa”.
O músico dá tratamento contemporâneo a referências do cancioneiro popular da Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado de Pernambuco, com o cuidado de não descaracterizá-las. Rock, hip-hop, punk e intervenções eletrônicas são algumas sonoridades absorvidas pelas tradições e refletidas num trabalho que sai do interior de Pernambuco e conquista ouvintes do mundo todo.

23h: Show Musical: “Karina Buhr”.
A cantora, compositora e ilustradora, que em 2012 foi indicada ao VMB nas categorias "melhor disco","melhor música|" e "melhor artista feminino", desembarca em Fortaleza para fechar com chave de ouro a programação do Noites Brasileiras.

Nenhum comentário: