4.12.13

Circular Campina - Cidade Velha rumo aos 400

Kamara Kó
O projeto inicia neste final de semana, nos dias 7 e 8, com exposições e ações culturais variadas. Haverá programação também nos dias 14 e 15, e 21 e 22 de dezembro, sempre das 10h às 17h. A entrada é gratuita. O objetivo é divulgar projetos artísticos já em ritmo de preparação para as celebrações dos 400 anos da capital paraense, a ser comemorado em 2016. 

O passeio pelo centro histórico de Belém pode ficar mais interessante neste final de semana, graças a parceria entre seis espaços dedicados a arte e situados no entorno dos bairros da Campina e Cidade Velha: Kamara Kó Galeria, Atelier do Porto, Galeria Gotazkaen, Elf Galeria, Espaço Oficina Assim e a Associação Fotoativa. 

Ao invés de ficar cada um no seu quadrado, a ideia é chamar, de forma coletiva, o público para conhecer seus os ambientes e o que vem sendo realizado em cada um dos locais. Além disso, o projeto Circular Campina - Cidade Velha também vai em busca de novos parceiros, seja nas iniciativas publicas ou privadas, para elaborar programações junto às comunidades dos bairros da Campina e Cidade Velha. A partir da arte será possível ainda elaborar projetos de inclusão social e cidadania.

“A proposta pretende, além de valorizar a área histórica, a melhor apropriação e utilização das estruturas e edificações ali existentes, subutilizadas, sobretudo nos finais de semana e período noturno, por atividades culturais, estimulando a criação e fortalecimento de negócios culturais e associados”, defende Makiko Akao, idealizadora do projeto.

Elf Galeria
“Somados às pequenas praças usualmente sem atividades, tais espaços têm potencialidade de transformar o perfil dos bairros em bairros culturais, e resgatar a vivência dos moradores com o local e fomentar a economia criativa”, diz Makiko, que coordena a Kamara Kó, especializada em fotografias e que terá exposta obras do acervo da galeria na mostra “Coletiva de Dezembro”.

A galerista acredita em um movimento coletivo em torno de projetos artísticos, como fortalecedora da proposta. Ao todo são seis espaços envolvidos neste momento inicial. A Galeria Gotazkaen, que tem um perfil voltado para artes visuais, fotografia e arte urbana, vai oferecer oficina de grafitti e feira com produtos dos alunos de moda da Universidade da Amazônia (Unama), além de exposição de obras de artistas representados pela galeria.

“Topamos participar para fazer parte desse trabalho de valorização da cultura nesses bairros. É importante que as galerias atuem nesse processo de formação de público consumidor do que é produzido pelos nossos artistas”, diz Diana Figueroa, sócia-proprietária do Gotazkaen.

Atelier do Porto
A programação no Atelier do Porto terá mostra de pinturas e desenhos de PP Conduru, das séries “On” e “Povo”; intervenção urbana de Eder Oliveira, além de musica com Paulo Assunção e convidados. 

Para Armando Sobral, integrante do coletivo do Porto, o projeto fomenta a cadeia produtiva da cultura.  “Na medida em que se mostra um mapa desses espaços, não só de produção, mas de veiculação se cria um circuito importante de arte na cidade”, defende.

A Elf Galeria apresenta pequenos formatos do seu acervo, com obras de padrão compatível com custo básico de feitura dos trabalhos. Tudo para que público possa começar a colecionar obras. “Oferecemos para pessoas querem obras de arte e não podem gastar um milhão. É para quem gosta e também para quem quer começar a ter obras. Esse é o nosso papel, de mostrar, e a gente está apostando nisso”, explica Lúcia Chaves, coordenadora do espaço, único que não funcionará aos domingos.

Galeria Gotazkaen
Aliada a essa proposta, o Circular Campina - Cidade Velha tem ainda missão de formar apreciadores e consumidores de arte, já que Belém possui um cenário que ainda precisa ser desenvolvido, aproximando o público dos espaços que produzem bens culturais. 

“Todos tem um objetivo comum, que é abrir seus espaços para facilitar o acesso do público ao consumo de arte, divulgar os artistas e seus trabalhos, criar novos colecionadores ou interessados em arte e assim criar e fomentar mercado artístico”, diz.

SAIBA MAIS

Kamaka Kó Galeria e Associação Fotoativa
Travessa Frutuoso Guimarães, 611, entre Riachuelo e General Gurjão. Informações:  (91) 3261-4809 / (91) 3261-4240 / (91) 8117-9730 / (91) 8175-1073. http://kamarakogaleria.com/site/

Atelier do Porto
Rua Gurupa, 104, entre Dr. Assis e Dr. Malcher. Informações: 3255-8816/8099-4110. http://atelierdoporto.blogspot.com.br/

Elf Galeria
Passagem Bolonha, 60, entre José Malcher e Benjamin Constant. Informações: 3224-0854. http://www.elfgaleria.com.br/

Espaço Oficina Assim
Travessa Frei Gil de Vila Nova, 215, entre Santo Antonio e 28 de Setembro. Informações: 3031-3197. https://www.facebook.com/oficinaassim


Galeria Gotazkaen
Rua Ó de Almeida, 755, entre Assis de Vasconcelos e Piedade. Informações: 3347-6632.  http://gotaz.com.br/

Serviço
Projeto “Circular Campina - Cidade Velha” ocorre nos próximos dias 7 e 8, 14 e 15, 21 e 22 de dezembro, em seis espaços de arte em Belém, sempre das 10h as 17h, com entrada franca. 

(com informações da assessoria de imprensa)

Um comentário:

Anônimo disse...

A iniciativa de unir coletivos de pessoas que atuam no campo artístico é boa . Envolver os moradores destes bairros também . Contudo , acho que há uma certa retórica obsessiva de capturar as pessoas pelo consumo , uma ânsia mercadológica de vender , vender , vender ...arte .Parece não se distinguir do apelo de todos os comerciantes e suas publicidades .
Creio que a estratégia correta não é por aí . Espera-se diferente do campo artístico , para além do óbvio e maçante apelo consumista ...
Marly Silva

Marly Silva