28.12.13

Prêmio de fotografia propõe tema livre em 2014

Fotografia de Marcelo Lélis, na mostra convidada em 2014
Criatividade, além da experimentação. É a aposta do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia chega a 5ª edição. Diferente dos outros anos, o tema para 2014 é livre, com premiações de R$ 10.000. Artistas de todo o país podem participar. Edital e ficha de inscrição (até 18 de fevereiro), no site, acesse aqui.

Os selecionados e premiados participarão da Mostra V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, na Casa das Onze Janelas, que ocorrerá no período de 22 de abril a 22 de junho. Não será proposto para esta edição nenhum tema específico. O que norteará o resultado final da Mostra será a livre experimentação do artista no campo da fotografia.

“O território da imagem fotográfica significa para o projeto um campo de convergências poéticas, experimentações materiais e investigações filosóficas”, explica Mariano Klautau Filho, curador do projeto.

O Diário Contemporâneo iniciou em 2010 e vem promovendo desde então diversas mostras com os trabalhos selecionados, premiados e também convidados. Todos os anos são realizadas, também, , palestras, encontros, cursos e oficinas e publica também um livro catálogo reunindo imagens das  obras, entrevistas, ensaios críticos e artigos de pesquisadores de todo o país.

“Em quatro anos de existência, e tendo o fotográfico como norteador, o projeto também selecionou e exibiu pintura, desenho, vídeo, trabalhos instalativos e sonoros, objetos e narrativas literárias. Além das exposições, a participação de curadores, artistas e professores nas comissões de seleção e nas palestras promoveu o diálogo entre pesquisadores do Pará e de outros estados contribuindo para uma observação mais ampla sobre a produção emergente no Brasil”, continua o curador.

Para cada edição, ao longo desses anos, o projeto propôs questões aos artistas, evitando sempre a tradição ilustrativa da fotografia; explorando o tema como exercício conceitual, mote no qual o artista pudesse experimentar sua liberdade poética, ou ainda propor seu trabalho como uma tradução possível para as questões propostas nos editais.

Obra de Renan Teles, selecionada da 4ª edição
“Tivemos então Brasil Brasis em 2010, Crônicas Urbanas em 2011, Memórias da Imagem em 2012 e Cultura Natureza em 2013. Para este ano de 2014, e com a intenção de comemorar um novo ciclo com a quinta edição, decidimos propor um não-tema, uma espécie de não-lugar que caracteriza o território da fotografia, um lugar de constante passagem e repouso para a experiência do fotográfico. Portanto fica claro que não propomos nenhuma questão específica a ser desenvolvida pelo artista, mas reiteramos a livre experimentação que a fotografia, desde suas origens, exerce no campo da arte”, finaliza.

A programação incentiva ainda, a educação e a pesquisa, através de atividades educativas com as escolas. A prêmio é promovido pelo jornal Diário do Pará e conta com o patrocínio da Vale e com as parcerias da Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).

O projeto nacional incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade. Aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no País, o Prêmio é promovido pelo jornal Diário do Pará e conta com o patrocínio da Vale e com as parcerias da Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e o Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).

Nenhum comentário: