16.12.16

Afinidades e talentos musicais no palco do Fauno

Olivar Barreto (voz), Renato Torres (voz e violão/guitarra) estarão juntos, nesta sexta-feira, 16 de dezembro, no quintal da Casa do Fauno, acompanhados pelo percussionista João Paulo Pires. A apresentação começa às 22h. Na Aristides Lobo, 1061, entre Benjamim Constant e Rui Barbosa.

Da MPB a mais ousada música pop, os dois artistas, com carreiras solos distintas, se encontram na música com influência do samba, bossa-nova, tropicalismo e  jazz.

O repertório é recheado de canções imortais. Gil, Caetano, Tropicália, Sérgio Sampaio, o lado B da música brasileira. Não é pra menos, o show desta noite reúne além de talento, muita afinidade musical. Aos 13 anos, Renato Torres já escrevia poemas e com 17 aprendeu a tocar violão. Olivar Barreto é apaixonado por música brasileira desde a infância. Estudou canto popular na Pró-Arte, no Rio de Janeiro, onde morou entre 1988 e 1993. 

Renato Torres (Foto: Yan Belém)
Já Renato Torres, não fica parado nunca, está sempre criando uma nova banda, tocando nas noites de Belém do Pará, fazendo voz e violão, produzindo um CD, arranjando trabalhos de inúmeros parceiros, escrevendo pensamentos poéticos no blog “A Página Branca”. E muitas vezes, até, ele faz tudo isso ao mesmo tempo, acreditem. 

Olivar Barreto, durante o período que morou em Paris, de 2003 a 2009, entre outros trabalhos, fez parte de show comemorativo ao Ano do Brasil na França. Isso foi em 2005. A carreira de Renato Torres completou 27. Montou a primeira banda em 1989. Entre outras, fez enorme sucesso nas quebradas da cidade, com a Jardim Elétrico (1995), que trouxe ao palco uma grande parceira, a cantora Sônia Nascimento, e a “Florbela Spanka” (1996), que marcou época no lendário Go Fish.

Olivar Barreto (Foto: Sérgio Malcher)
O primeiro CD de Olivar Barreto é de 2002. Renatinho gravou com sua banda Clepsidra, que lançou em 2004, o CD “Bem Musical” (Ná Records). O músico está em fase de gravação de novo disco para 2017. 

Em 2013, Renato Torres e Olivar Barreto se juntam para fazer o show “Geléia Geral” e em 2016, seguiram se apresentando com o show “Tropicália”, do qual também participaram Joelma Kláudia (voz), Príamo Brandão (baixo), Jó Ribeiro (teclados), André Macleuri (bateria).

Olivar Barreto é um caleidoscópio de impressões. Apresenta novos compositores e homenageia consagrados poetas. Renato é um grande compositor e interprete. Também poeta, instrumentista, produtor e diretor musical, ele cria timbres para canções onde a poesia tem a primazia. A noite promete deleite em momentos de boa música e energias tropicais.

Expoentes na cena musical de Belém, eles celebram a noite de hoje (16), com as canções que marcam suas trajetórias artísticas, além de trabalhos autorais e, quem sabe também, com o que mais o público pedir.

Renato Torres no violão e voz, e Olivar Barreto no vocal chamaram para compor o show, o percussionista João Paulo Pires, o JP, conhecido por seu trabalho que mistura ritmos brasileiros e contemporâneos, sem perder a linguagem amazônica que seus instrumentos emitem.

O músico está há mais de 15 anos na estrada, trabalhando musicalmente com vários artistas paraenses, como Arthur Espíndola, Nilson Chaves e Zimba Groove.  

Serviço
Olivar Barreto (voz), Renato Torres (voz e violão/guitarra) + João Paulo Pires (percussão). Nesta sexta-feira, 16/12, no quintal da Casa do Fauno. A partir das 22h. Na Aristides Lobo, 1061, entre Benjamim Constant e Rui Barbosa. Entrada R$ 10,00.

Nenhum comentário: