7.12.16

Da Tribu celebra um Natal Criativo no 15o Circular

Miriti, látex, gemas vegetais, madeira, cerâmica, fibras de jupati e tucumã estão entre as diversas matérias-primas que são transformadas em adornos e utilitários criativos pelos 7 artesãos paraenses ganhadores do Prêmio SEBRAE TOP 100 do Artesanato Brasileiro. Para reunir estes artesãos que vêm de Abaeté, Santarém, Soure, São Sebastião da Boa Vista e Belém, a Da Tribu promove uma ação de natal na loja morada, de 11 a 24 de dezembro, para aqueles que quiserem prestigiar o pequeno negócio, comprando direto do produtor. Na Rua Carlos Gomes, 117, entre Campos Sales e Frutuoso Guimarães.

Durante todo o dia do Circular, que acontece no próximo dia 11 (domingo), a Da Tribu contará com programação cultural, começando com a Yoga - um encontro consigo mesmo às 8h, depois a contação de história às 10h com a atriz Ester Sá: “O Essencial é invisível aos olhos”, uma livre adaptação do livro “O PEQUENO PRÍNCIPE”.  O Clássico de Antoine de SaintExupéry ganha versão contada pela atriz, que revive com a plateia as aventuras do príncipe em sua viagem. 

Adereços sentimentais da vida da atriz entram em cena como a flor de crochê presenteada por sua avó. Emoção e sentimento se entrelaçam pela história do livro nesta aventura de dar sentido ao árido deserto do planeta terra. Sebo Jaya Livros, Massagens Relaxantes com Yash Luna e o Lounge na Laje com DJ Byanka complementam a programação, que se encerrará com a Banda Feira Equatorial às 18h30. Feira Equatorial é uma banda parauara formada em 2015 em Belém, formada por Thalia Sarmanho (vocal), Son Maximiana (violão), Yago Mathias (baixo), Pedro Nascimento (guitarra), Beatriz Santos (sintetizadores) e Ismael Rodrigues (bateria).

A sua sonoridade ora poder ser etérea ora pode ser tátil e quente como a luz do sol, com ilustrações mentais como se fosse uma outra página do tempo, tudo isso tendo como influência o som da MPB tropicalista, Clube da Esquina, rock progressivo e música popular paraense. 

As letras falam de natureza, das estrelas, do céu e do chão nosso de cada dia, da observação do cotidiano nas coisas ditas mais simples, assim como também na ação e presença do Amor que está em tudo; desde o olhar daquele na Terra até ao campo do majestoso cenário que é o Cosmo.  

Para quem acompanha a programação do Circular e quer fazer um pit stop para alimentar o corpo, além da alma, comidinhas serão servidas durante todo o dia. Nesta edição do Circular o cardápio contará comCamarão à Da Tribu, Arroz Ponteado (veg) e Caldo Verde Paraense no almoço, e lanches de unha de caranguejo da Bita, Frango ao Creme, Quiche de Jambu e Quiche de Queijo.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL 
domingo, 11/12

8h - Yoga com Tunga Vidya
9h às 19h - Exposição de Produtos Top 100 do Artesanato Brasileiro
9h - Sebo Jaya Livros
9h - Massagens Relaxantes com Yash Luna 
10h - Contação de História “O Essencial é invisível aos olhos”, com Ester Sá
16h - Lounge na Laje com DJ Byanka
18h30 – Banda Feira Equatorial


Exposição - Prêmio SEBRAE TOP 100 do Artesanato Brasileiro

1.   Arte em Fibra de Jupati – São Sebastião da Boa Vista/Marajó

O grupo de mulheres Arte em Fibra de Jupati produz diversos objetos de decoração, utilitário e uso pessoal, a partir do artesanato tradicional da Fibra, extraída da Palmeira Jupatizeiro. É uma expressão da Cultura Paraense e uma fonte de renda para essas mulheres ribeirinhas.




2.   Associação Trançados do Arapiuns - Santarém/Tapajós

A Associação Trançados do Arapiuns produz suas peças utilizando palha de tucumã e tingimento natural, com manejo comunitário consciente. Há duas linhas de produtos: utilitários (descanso de panela, sous-plat,fruteira, caixas para café da manhã, suporte de cuia, cachepô) e decorativos (brindes, balaios, porta-caneta, luminárias, mandalas, espelhos). O empreendimento gera renda para os artesãos e preserva, pela técnica de confecção, uma tradição cultural de herança indígena.

3.   Ayty Artesanato- Belém/PA

A AYTY produz suas peças utilizando resíduos de madeireiras e marcenarias, por meio de processos artesanais. Sua linha de produtos inclui embalagens, peças decorativas e utilitários, tais como bandejas, porta-garrafa, porta-copo e porta-cartão. 

Os produtos AYTY são especiais por fazerem parte da cadeia de sustentabilidade. Sua exclusividade reside na arte da marchetaria complementada pelo design moderno e arrojado que personaliza cada produto.

4.   Da Tribu – Belém/PA

A Da Tribu lança vista à tecnologia da Floresta, o encauche, técnica utilizada nos acessórios que trazem leveza e flexibilidade ao nosso ponteio. Nativa árvore mulher, a seringueira continua nutrindo os povos que vivem dos produtos florestais não madeireiros. O látex, sua resina, é poderosa fonte estética.

5.   Mãos Caruanas – Soure/Marajó

A Mãos Caruanas produz arte em cerâmica inspirada na história milenar da cultura ceramista dos índios Marajoaras. 

Assim, surgiram as jóias naturais marajoaras e caruanas, que apresentam formas e desenhos inspirados na iconografia das cerâmicas arqueológicas e na simbologia mística das energias da natureza, os Caruanas. A empresa possui técnicas de manejo ambientalmente amigáveis, que preservam cultura e natureza em peças de design, panelas de barro e vasos marajoaras. 

6.   Miriti da Amazônia – Abaetetuba/Baixo Topajós

O Núcleo de Produção Miriti da Amazônia se constitui em uma entidade que atua com jovens e adolescentes na fabricação de artesanato de miriti, que é uma tradição da cultura abaetetubense. Oportunizamos, assim, aos jovens participantes, um trabalho que gera renda e experiência na criação de peças artesanais de cunho artístico. 

7.   Mônica Matos – Jóias da Amazônia – Belém/PA

Designer e produtora de jóias busca inspiração na cultura Amazônica de onde extrai as formas e elementos que se traduzem em peças exclusivas. Combina elementos nobres como ouro, cobre e prata com gemas vegetais produzidas por meio da extração artesanal e sustentável de pigmentos naturais. As peças refletem não só a beleza e os encantos da Amazônia, mas também o compromisso com a preservação da cultura e do meio ambiente. 

Nenhum comentário: