5.12.16

Uma conversa sobre gestão artística independente

Fotoativa Portas Abertas conversa sobre gestão e programas de residência em espaços independentes, com convidados que trazem referências cruzadas de atuação desde outras localidades do país.  Nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro, às 19h, com entrada franca.

A mesa inaugura o ciclo de debates do projeto "Não sou daqui, nem sou de lá", sobre gestão, curadoria e residência artística em rede, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição, do qual a Fotoativa é parceira.

Na contemporaneidade, o artista tem assumido cada vez mais um papel multidisciplinar, de alguém que pensa sistemicamente os diferentes elementos políticos, sociais, econômicos e educacionais que conformam não apenas seu trabalho artístico, mas também os veículos, metodologias e plataformas que habilitam esta produção, ou seja, seus canais de circulação.

Galeria Peninsula, em POA-RS
No Brasil, não apenas, mas com grande força, e, principalmente, como modo de resistir às exigências institucionais do mercado de arte, esta tem se tornado uma estratégia recorrente entre artistas nas diferentes regiões - quando não a única maneira encontrada para viabilizar suas produções. 

Camila Fialho da Fotoativa (Belém/PA), Fernanda Brenner do Pivô (São Paulo/SP), Nadam Guerra do Terra Una (Liberdade/MG), Denis Rodriguez e Leonardo Remor, ambos da Península (Porto Alegre/RS) participam da mesa com mediação da artista e curadora Mônica Hoff (Florianópolis/SC). 

Em um primeiro momento, cada um deles apresentará seu próprio espaço e como se articulam seus programas de residência e intercâmbio. O segundo momento será pautado por questões que permeiam o dia a dia dessas estruturas, voltadas à investigação e difusão da arte contemporânea no Brasil.

Leonardo Remor
Andressa Cantergiani, Denis Rodriguez e Leonardo Remor são os 3 artistas-gestores do espaço Península, situado em Porto Alegre, e propositores do projeto "Não sou daqui, nem sou de lá". 

Dentre os temas a serem abordados, destacamos: os limites e negociações para a promoção de práticas artísticas em instalações históricas; as configurações formais desses espaços e as suas implicações; o entorno e o trabalho junto a comunidades específicas; o tipo e os sentidos de prática artística produzidos nestes contextos; o extenso volume de comunicação na formação das redes de atuação de espaços como estes entre outros.

Os artistas saem em residência nos 3 espaços em rede (Fotoativa, Terra Una e Pivô) e em seu retorno recebem um 4º artista, selecionado através de convocatória pública, em Porto Alegre. “Não sou daqui, nem sou de lá...” pretende com isso ser um projeto simultaneamente de formação, produção, debate, difusão e intercâmbio das práticas artísticas, curatoriais e de gestão realizadas nestes contextos.

Andressa Cantergiani, em performance na Galeria Peninsula 
Andressa Cantergiani realiza, neste momento, sua residência no Terra Una, em Minas Gerais, com o acompanhamento de Nadan Guerra. E Leonardo Remor, no Pivô, em São Paulo, com acompanhamento de Fernanda Brenner. 

Resultados - Em Belém do Pará, a Fotoativa é a anfitriã do projeto e está recebendo o artista Denis Rodriguez para uma residência artística, cujo trabalho desenvolvido culmina com a abertura de uma exposição no dia 11 de dezembro, a partir das 15h, dentro da programação do Circular campina Cidade Velha, em sua 15a edição. Ao longo de sua estada, o artista conta com o acompanhamento crítico-curatorial de Camila Fialho, do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Associação Fotoativa.

A quarta e última residência, a ser realizada em fevereiro de 2017 na Península, em Porto Alegre, contará com o acompanhamento da curadora Kamilla Nunes, de Florianópolis.  As inscrições estão abertas até 18 de dezembro. Informações aqui: https://goo.gl/rellD6 . O projeto prevê ainda a produção de uma publicação com o registro das experiências e debates e textos que buscam situar e refletir sobre tais práticas no contexto brasileiro.

Mais informações: Associação Fotoativa · http://fotoativa.org.br  -  (91) 9 8060-1418 · (91) 9 9250-9990 · (91) 3225-2754. Travessa Frutuoso Guimarães, 615 · Bairro da Campina · Belém/PA

Nenhum comentário: