13.12.16

Festival Black Soul Samba mergulha na black music

Após 07 anos realizando festas com os principais expoentes da música negra produzida no Brasil, e suas vertentes, o Coletivo Black Soul Samba chega agora com o seu primeiro festival. O universo da soul music brasileira será discutido, aprendido, apreciado e principalmente visto e e escutado. É o que tá programado para o I Festival Festival Black Soul Samba que será realizado de 15 a 17 de dezembro, com programação no Café com Arte, Sesc Boulevard e Parque dos Igarapés, onde rola o enceramento, no dia 17, com a participação inusitada do cantor e compositor Hyldon.

Foram 250 noites e mais de 100 artistas participantes para chegar neste momento de realizar um evento voltado inteiramente para a valorização da música negra e brasileira de representatividade histórica e que faz parte não apenas do imaginário, mas também da formação musical de mais de três gerações. 

Nos dois primeiros dias da programação, 15 e 16, o esquenta será com a edição especial do projeto Café Brasil, no Café com Arte, com set's dos DJs Bernardo Pinheiro, Homero da Cuíca e Roberto Figueiredo, encerrando a Oficina de Beats que será ministrada por Bernardo Pinheiro no mesmo local às 15h.  Já no dia 16, sexta-feira, o show é com o Trio Manari, às 20h, no Sesc Boulevard, no final da oficina de percussão ministrada por eles também no mesmo dia.  No sábado, 17, a noite terá quatro grandes atrações nacionais: os DJs Tahira (SP), 440 (Pe) e KL Jay (SP), e o cantor e compositor Hyldon.

Último remanescente da chamada "Tríade do Soul", Hyldon esteve ao lado de Tim Maia e Cassiano foram alguns dos principais responsáveis pela música soul no Brasil. Parceiro de Tim Maia e Cassiano, Hyldon é um dos criadores do autêntico Soul Brasileiro forjado nos anos 70. 

Dono de discos emblemáticos como o antológico "Na rua, na chuva, na fazenda" (1975), Hyldon têm canções bastante celebradas como "As dores do mundo", "Na rua, na chuva, na fazenda", "Guitarras, violinos e instrumentos de samba", "Sábado e domingo", "Meu Patuá", "Na sombra de uma árvore", dentre outros clássicos, considerado mais que um precursor do soul, mas principalmente um dos grandes cancioneiros brasileiros.

Noite para celebrar com os DJs 

Outra participação esperada pelo público é a do DJ KL Jay, famoso por ser um dos criadores do grupo Racionais Mc´s, apresentando além de beats dos seus discos solos, também mostrando suas influências diversas, do soul ao Hip Hop.

Também na festa de encerramento do festival, está o DJ Tahira, conhecido em todo o mundo, tem um trabalho único conciliando a música brasileira com beats eletrônicos, mas sempre incluindo a cultura e ritmos genuinamente brasileiros. 

O DJ 440 é um antigo conhecido da Black Soul Samba, tendo já recebido nosso DJ Homero da Cuíca na tradicional Terça do Vinil em Olinda (Pe). Agora é a BSS quem o traz pela primeira vez à Belém, onde vem  mostrar sua pesquisa ampla e musicalidade ímpar abrangendo diversas vertentes brasileiras e especialmente nordestina da música e cultura brasileira.

O sangue bom da soul music em Belém

Das atrações locais, Nego Jó e Banda E Aí Negão, vão apresentar músicas do primeiro disco recém lançado "E Aí Negão"; e os cantores Joelma Kláudia e Jeff Moraes que apresentam juntos o "Tributo 3 Estrelas", homenageando Tim Maia, Jorge Ben Jor e Caetano Velosom,  shows que também foram os mais comemorados em 2016 na BSS.

Além deles há ainda a presença de Pjó, GBM (Gurgel Beat Monster), Pelé do Manifesto e Everton Mc, destaques da cena rap local, levando composições próprias e acompanhados pelo DJ Morcegão, incluindo também os próprios DJs BSS: Homero da Cuíca, Fernando Wanzeler, Eddie Pereira e Uirá Seidl, que ainda receberão como convidado do Coletivo BSS, o DJ Albery Rodrigues. Tudo no dia 17, no Parque dos Igarapés.

Oficina de percussão e  beats eletrônicos

E como forma de incentivar a produção local dentro da sua diversidade, o Festival Black Soul Samba traz ainda duas oficinas gratuitas. Na oficina, realizada no dia 15, do DJ Bernardo Pinheiro serão abordados o processo de criação de "Re-edits" na produção musical. 

Releituras de clássicos e novas formas de expressão com elementos eletrônicos. Como resultado, o DJ vai criar uma música em conjunto com os participantes, mostrando cada passo e desmistificando todo o processo.  Já na oficina de Percussão, no dia 16, o Trio Manari vai explorar os diversos caminhos do trabalho com os instrumentos de percussão, em especial os instrumentos paraenses. 

Formado por Nazaco Gomes, Márcio Jardim e Kleber Benigno, o Paturi, o grupo comemorou 15 anos de carreira em 2016 e conta com passagens por diversos países, dentre eles Canadá e Portugal. A oficina com eles será no Sesc Boulevard que integra o Festival como parceiro da Black Soul Samba.

O I Festival Black Soul Samba conta com apoio cultural da Cultura Rede de Comunicação, Eupatrocinio Crowdfunding, Parque dos Igarapés, Sesc Boulevard, Ver-O-Som e Cultura Studio. A realização é via Lei de Incentivo à Cultura Tó Teixeira e Guilherme Paraense, a partir da Fundação Cultural do Município de Belém - Fumbel e Prefeitura de Belém, com patrocínio da Endicon Engenharia.

PROGRAMAÇÃO
I Festival Black Soul Samba - De 15 a 17 de dezembro

  • Dia 15 - quinta-feira - Oficina de Beats e edição especial do Café Brasil - A partir das 15h - no Café com Arte - Gratuito
  • Dia 16 - sexta-feira - Oficina de Percurssão com o Trio Manari com show às 20h, no Sesc Boulevard - Gratuito
  • Dia 17 - sábado - shows no Parque dos Igarapés com Joelma Kláudia, Jeff Moraes, Djs Tahira, 440 e KL Jay e do cantor e compositor Hyldon.

Serviço
Para inscrições nas oficinas: facebook.com/blacksoulsamba . Venda de ingressos para o dia 17: R$ 30 antecipado. Lojas Ná figueredo, Marcus Tattoo ou no site www.meustickets.com.br

Mais informações das atrações:
Site do cantor Hyldon: http://hyldon.com.br/
Soundcloud do DJ Tahira: https://soundcloud.com/tahira
Site do DJ KL Jay: http://djkljay.com/
Site do DJ 440: http://www.dj440.com.br/

Nenhum comentário: