14.12.16

"Enredar" traz o encontro de linguagens artísticas

Fotos: Débora Flor
Enredar é um experimento cênico resultado do projeto “De Redes e Anseios Inundada” proposto pela intérprete-criadora Marina Trindade, integrante do grupo Projeto Vertigem. Contemplado com o Prêmio de Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística 2016 do Programa SEIVA, o projeto será mostrado ao público nesta sexta-feira, 16, a partir das 20h, na Casa das Artes. Entrada franca.

Em cena vemos um aparelho pendurado que lembra uma rede de pesca, uma mulher e uma rede de dormir que juntos se transformam em uma dança. A partir de técnicas circenses e da dança contemporânea, Marina Trindade, faz mergulhar em um universo lúdico de nossas memórias, afetos e gestos.

Formada pelo curso de graduação em Dança da UFPA, a quatro anos veem experimentando as técnicas circenses em diálogo com outras artes. Dentro de processos coletivos e colaborativos com o grupo Projeto Vertigem que permitem a produção de diversos produtos como vídeos, poesias, performance. 

Este processo de criação colaborativo mistura linguagens artísticas, fazem parte Débora Flor, com registro audiovisual, edições de vídeo e fotografias. Rafael Café com a pesquisa sonora e composição musical de Armando de Mendonça. Imagem e som são elementos que estiveram presentes durante todas as improvisações realizadas em laboratórios de criação.

A pesquisa  teve várias etapas de vivências entre os pesquisadores, dentre elas uma ida ao convívio do cotidiano de um senhor conhecido como Tio Ré, na ilha de Jutuba, que conserta e faz redes de pesca. 

Oficina de trançados de macramê com a dançarina e viajante chilena Camila Paz. Exercícios de criação da imagem fotográfica e de escuta de paisagens sonoras.

Marina Trindade também convidou artistas para a tessitura de textos em uma vivência imersiva a partir do contato com o trabalho ainda em processo, Mayara La-Roque, Inaê Nascimento, Dayane Ferreira e Ana Carolina Marceliano, trazem suas tessituras com palavras para a cena e em uma instalação que convida o público a mergulhar no universo desse processo de significações do objeto rede.

Serviço
A cena e a instalação artística "Enredar" serão apresentadas na próxima sexta-feira, dia 16 na sala de dança da Casa das Artes, às 20h. Com entrada franca - Praça Justo Chermont, 236. 

Nenhum comentário: