10.10.17

Lançamento do livro Ponte do Galo será na FLIPA

O romance é o sétimo que compõe o Ciclo do Extremo Norte (série de dez livros de Dalcídio premiada pela Academia Brasileira de Letras em 1972) e estava sem nova edição há quase 50 anos. O lançamento físico será na Livraria Fox, sábado, dia 14, às 19h30, durante a programação da FLIPA (Feira Literária do Pará).

Esta edição nasceu de um projeto da Pará.grafo Editora, de Bragança-PA, que visa a reedição de obras literárias importantes do Pará e da Amazônia que se encontram fora de circulação. Foi financiada através de uma campanha online realizada entre os meses de abril e junho desse ano, no site Catarse. Esta é primeira edição de um livro do autor que conta com ilustrações internas e versão em e-book. 

O lançamento conta com um bate-papo com os professores Ernani Chaves, Rosa Assis e Paulo Nunes sobre o tema “Lindanor e Dalcídio: amizade e literatura”. Lindanor Celina é a autora homenageada desta edição da Feira.

Literatura marcada pelo forte retrato de sua terra e sua gente, a obra de Dalcídio Jurandir explora, de forma sutil, a vida cabocla e ribeirinha de personagens comuns inseridos numa ilha de introspecções e desejos. É uma literatura que vai além do simples retrato da Amazônia. São emblemas humanos que circundam sua narrativa. Dalcídio também foi cronista dos principais jornais paraenses e brasileiros de sua época.

"Ponte do Galo" foi publicado em 1971 pela Editora Martins/MEC. Sétimo livro do chamado Ciclo do Extremo-Norte (conjunto de dez livros do autor que contam a saga de Alfredo, um menino de Cachoeira do Arari, no Marajó, que vai para a cidade grande, Belém, para  terminar seus estudos), o livro se tornou raro nas livrarias e mesmo nos sebos, onde durante décadas, não se encontrava mais nenhum exemplar da primeira edição. Apesar de fazer parte de um conjunto, "Ponte do Galo" pode ser lido separadamente e independente dos outros livros do Ciclo, sem prejuízos para o leitor.

Dalcídio Jurandir nasceu em Ponta de Pedras, Ilha do Marajó, em 1909 e faleceu em 1979. Escreveu onze livros, dos quais dez formam o Ciclo do Extremo-Norte. Recebeu com eles o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra, em 1972, além de outros prêmios nacionais como o Prêmio Dom Casmurro, da Editora Vecchi, e o Prêmio Luísa Cláudio de Sousa, da Pen Clube (ambos com seu primeiro livro “Chove nos campos de Cachoeira”). 

Ponte do Galo

Dalcídio Jurandir
Páginas: 248
Preço: R$ 34,90
Pará.grafo Editora / 2017
Capa: Eliseu Pereira
Prefácio: Paulo Nunes
Glossário: Rosa Assis
Ilustrações: Paloma Franca Amorim

FLIPA - Feira Literária do Pará - Livraria Fox: Travessa Dr. Moraes, 584, Belém, PA. O livro também já está à venda no site da editora: e-paragrafo.com.br/livraria

Nenhum comentário: