24.10.17

VerParacuri em despedida no Casarão do Boneco

Prepare-se para imergir na cultura da cerâmica marajoara. “VerParacuri” traz o artesanato de Icoaraci ressignificado em linguagens artísticas. O projeto estreou em escolas públicas do distrito, passou pela Casa das Artes e encerra temporada em Belém, nesta quarta-feira, 25, às 20h. No Casarão do Boneco, com entrada franca.

Laços afetivos e memória levaram a atriz e contadora de histórias, Vandileia Foro a dar início uma pesquisa sobre o artesanato produzido em Icoaraci, distrito de Belém. Ela nasceu lá e possui desde muito cedo, uma relação direta com a cultura local da cerâmica. 

“Tenho parentes que trabalham nas olarias e sempre levam para casa da minha mãe seus artesanatos: os pratos com brasões de times de futebol, vasos e suportes para pendurar chaves com imagens de búfalo”, diz Vandileia.

Intitulada “O Artesanato do Paracuri em Teatro de Formas Animadas”, a pesquisa desenvolvida com recursos do Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística/ Edital Seiva 2017 da Fundação Cultural do Pará, reuniu materiais, entrevistas e imagens, que resultaram na performance  "VerParacuri".

A criatividade do artesão e a paisagem em torno das olarias foram objetos de pesquisa e experimentações. A atriz observou o trabalho dos artesões e o envolvimento de familiares na produção, que resulta em peças com riscos e desenhos que variam e trazem novos elementos, diferentes dos traços e formas tradicionais. 

“Nas conversas com o seu Rosemiro Pinheiro, um dos artesãos mais antigos, e devido à pesquisa em antropologia, que fiz no curso de Licenciatura em História, ficou claro o hibridismo das peças, por misturarem elementos de referência Marajoara, Tapajônica, Rupestre e ainda da cultura local, como os brasões de clubes de futebol, formas de animais como cachorros, aves, sapos”, conta Vandileia.

Cotidiano e novos elementos na produção

A atriz diz que já havia curiosidade em dar anima e vida à cerâmica. O teatro de formas animadas já era um caminho, mas na pesquisa de campo, ela foi percebendo que outros elementos precisavam estar neste trabalho.

“O resultado cênico da pesquisa traz as linguagens que já me constituem artisticamente, e que vão se relacionando junto como teatro de formas animadas”, explica Vandileia.  

As experimentações cênicas partiram de induções propostas por Adriana Cruz e Paulo Ricardo Nascimento, atores fundadores da Cia In Bust Teatro com Bonecos, referência em pesquisa e atuação com o teatro de formas animadas no país. “Eles são responsáveis pela consultoria em teatro de formas animadas e direção, e que indicaram a escrita de cartas, como mote para a dramaturgia e construção de cena”, diz Vandileia.

Cerâmica e resistência no Paracuri

O Distrito de Icoaraci é um pólo produtor da cerâmica Marajoara, na Região Norte. E o bairro do Paracuri, pesquisado por Vandileia, ainda é o mais representativo, em número de famílias artesãs que modificam a matéria-prima de origem mineral, a argila, em artefatos de cores e texturas diferenciadas. 

As olarias ficam, na maioria das vezes, nos quintais das casas, e a produção, de acordo com a pesquisa, segue ativa. As peças são expostas em lojas que ficam na Av. Soledade, e nas barracas da Feira do Paracuri, na Orla da Praia do Cruzeiro. Há preocupação com baixa na produção e venda, devido ao circuito comercial e mercado informal que se intensificaram.

Vandilea Foro espera que a circulação do trabalho possa trazer novos olhares ao artesanato do Paracuri e aos artesão, "que resistem ao tempo e à industrialização ‘made in China’", comenta e promete desdobramentos. “Pretendemos levar a outros espaços culturais de Belém, Icoaraci e também, mais uma vez, no Paracuri”, comenta. 

Ficha Técnica
“O Artesanato do Paracuri em Teatro de Formas Animadas” 
  • Vandiléia Foro – Atriz / Pesquisadora 
  • Maurício Franco – Ator / Visualidade Cenoténica
  • Karina Paes - Registros fotográfico e videográfico nas olarias 
  • Debora Ribeiro – Design gráfico
  • Inaiá Paes – Confecção de figurin
  • Fabio Hassegawa – Edição de som e imagens dos vídeos
  • Rafael Café – Captação de sons nas olarias  

In Bust Teatro Com Bonecos – Consultoria em formas 
  • Adriana Cruz – Diretora 
  • Paulo R. Nascimento – Diretor 

Produtores Criativos – Produção 
  • Cristina Costa – Coordenadora de Produção 
  • Fátima Sobrinhoo - Produção 
  • Thiago Ferradaes - Operação audiovisual 

Serviço
VerParacuri, última apresentação da temporada, nesta quarta-feira, 25, às 20h. Casarão do Boneco - Av. 16 de Novembro, 815, próx. à Praça Amazonas. Entrada franca.

Nenhum comentário: