8.5.18

A Amazônia através das artes chegando a Belém

Vai começar a programação do Sesc Amazônia das Artes. A partir desta sexta-feira,11, se ligue na programação que traz música, cinema, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenção urbana e oficinas, vindos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado, devido à sua proximidade geográfica e identificação sociocultural. 

Em sua 11ª edição, o projeto se consolida como uma das mais importantes iniciativas de circulação de manifestações artísticas fora dos grandes centros urbanos. 

O projeto acontece simultaneamente em dez Estados até o fim do ano, com objetivo de provocar um intercâmbio de experiências e troca de informações sobre as manifestações artísticas de grande parte do Brasil. Em Belém, o Amazônia das Artes inicia nesta sexta-feira, 11,  às 09h, com a intervernção urbana (IN)Visibilidade, de Rafael Barros, iniciando em frente à Loja Paris N'América, no Comércio. 

A proposta performativa engendra reflexão sobre as trans-identidades em vias públicas em uma combinação de vários elementos durante o seu ato. O espaço físico rege o trabalho. Pensada para espaços alternativos gera observação durante sua passagem e caminhada com as constantes intercalações entre os figurinos (ditos) masculinos e femininos, e complementando a fotografia com as ocasiões e interrupções que o próprio palco urbano vai propor. Classificação Livre.

No dia seguinte (12), às 18h, começam as apresentações no Sesc Boulevard, tem o espetáculo de teatro “Alice”, do Grupo Faces Jovem (MT), com classificação 14 anos. Na peça,  Alice não se vê como Fernando e quando começa a ir com roupas com as quais se identifica para Escola, sofre violência de alguns alunos e descaso dos professores que não podem e não querem discutir gênero. Entre as descobertas da adolescência e das fronteiras de seu próprio corpo, Alice luta pelo direito de ser feliz. A classificação é 14 anos.

Em seguida, no domingo (13), às 11h, tem o Coletivo Cartase, do Pará, com o espetáculo “(D)elas” é o convidado da mostra. A Classificação é 18 anos. A ação mostra a realidade e as dificuldades de ser Drag. Na peça, nove drag queens mantêm uma rotina de apresentações, porém já não possuem recursos suficientes para manter seu espetáculo, que é de onde tiram seu sustento. Com essas dificuldades, a união precisa prevalecer para que consigam manter seu emprego, seus sonhos e sua arte.  

Aliado a isso, a luta diária contra o preconceito, por conta da sua arte, seu gênero ou sexualidade: uma realidade enfrentada por essas personagens. O elenco é composto por artistas com larga experiência na cena paraense. (D) elas é um espetáculo para divulgar e enaltecer que arte não tem gênero.Classificação 18 anos.  OBS: Não será permitida a entrada de menores de idade, mesmo que acompanhado por responsável.

Na semana que vem, a programação começa na terça-feira, 15, às 19h, com o espetáculo- "Olhai Por Nós", da Lamira Artes Cênicas (TO). Classificação: 10 anos. Na sexta, 18, às 19h, será a apresentação do espetáculo "Mulher Do Fim Do Mundo", da Companhia Casa Circo (AP). Classificação: 16 anos. E no sábado, 19, às 19h, tem o espetáculo "Oração Para Um Pé De Chinelo", com Cia. Tanto De Lá Quanto De Cá (AC). Classificação: 12 anos. 

O Sesc Amazônia das Artes segue em agosto e outubro com espetáculos dos estados de Amazonas, Maranhão, Pará e Piauí. Em 2018, dos 14 trabalhos artísticos envolvidos, 11 estão circulando em 10 cidades e 10 Estados. Dentre os trabalhos selecionados, estão 10 mostras de cinema com a exibição de 05 filmes selecionados pela curadoria e mais 02 filmes de produção local. Além disso, o projeto conta com 18 oficinas, 13 intercâmbios, 08 conexões e 01 Fórum de Cinema que possibilitará 33.255 produções.

Depois de maio:

Agosto
04/08 - Espetáculo “Manauara em Extinção”, por Jander Manauara (AM)
05/08 – Espetáculo “Visões de Lampião”, por  Chico Nó e Zé Paulo (MA)
11/08 – Espetáculo ‘”ATENAS: MUTUCAS, BOI E BODY”, por Santa Ignorância Cia De Artes (MA)
16/08 – Espetáculo “ORIGEM”, de Waldiney Machado (PA)

Outubro
04/10 a 09/11 -Exposição “Persepções”, de Gabriel Arcanjo (PI)

Serviço
Mostra Sesc Amazônia das Artes.  No Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas). Informações: (91) 3224-5654 (Centro Cultural Sesc Boulevard). Confira a programação mais detalhada, no site do SESC Pará.

Nenhum comentário: