25.5.18

Um concerto em homenagem a Sergei Firsanov

Foto: Walda Marques
Sergei Firsanov chegou por aqui na década de 1990, integrou a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e ensinou em quase todas as instituições públicas de ensino da música no Pará. Era um dos mais antigos professores de viola do Instituto Estadual Carlos Gomes, onde lecionou por cerca de 30 anos. Faleceu em 2016 e deixou suas marcas. Para homenageá-lo, a OSTP faz um concerto no dia 30 de maio, às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca.

Sergei é considerado um dos maiores músicos que Belém teve nos últimos anos. Com sua partida a cidade encerrou um ciclo no ensino de música. E além de ter integrado a OSTP, desde sua fundação em 1996, ele também era membro da Academia Paraense de Música. "Serguei deixou vários jovens músicos de Belém órfãos, já que era um grande pai musical", ressalta o maestro Miguel Campos Neto, regente da OSTP. 

No programa do concerto em sua homenagem está "Rapsódia para piano e orquestra", obra de Firsanov, que terá participação da solista Ana Maria Adade. A obra revela uma das características mais marcantes de sua passagem pelo Pará - a absorção em suas composições do folclore local. 

"Ele atuou em várias frontes: como instrumentista de orquestra e de música de câmara estava sempre no palco, como pedagogo lecionava violino, viola, música de câmara, e matérias teóricas, era compositor e arranjador. Pode-se dizer que era o músico completo e é mais que merecedor da nossa homenagem. A obra dele que vamos apresentar é para piano e orquestra mas é baseada em duas canções de Waldemar Henrique, nosso maior compositor", comenta Miguel Campos Neto, regente da OSTP.

Foto: Rodolfo Oliveira (Agencia Pará)
A programação conta também com outro compositor russo, parte da homenagem ao professor. Trata-se da sinfonia N. 9 de Shostakovitch, “uma sinfonia mais curta e mais leve do compositor, uma atitude dele que pode ser interpretada como ironia, quebrando a mística das 'nonas sinfonias' que começara com Beethoven”, diz Miguel. 

A noite terá o magistral concerto para violoncello de Dvorak, talvez o maior concerto já escrito para o instrumento, que terá Bruno Valente como solista. O maestro Miguel Campos Neto considera muito importante contar com a participação de membros da OSTP solando frente à orquestra, como é o caso de Bruno, chefe de naipe dos violoncelos.

"É uma grande responsabilidade solar um concerto de tal magnitude com uma grande orquestra. Será a primeira vez que a OSTP interpretará esse concerto e é uma grande honra ser o primeiro a tocar essa magnífica obra”, afirma o músico. Bruno ingressou na OSTP em meados de 2007, e desde 2011 ocupa a função de chefe dos violoncelos.

O concerto é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Academia Paraense de Música (APM), com apoio da Cultura Rede de Comunicação. Firsanov chegou no Pará após abertura econômica e política na antiga União Soviética e aqui fixou residência.

PROGRAMA D. SHOSTAKOVICH (1906-1975)
Sinfonia nº 9 em Mi bemol maior, Op. 70. 

Allegro 
Moderato - Adagio Presto 
Largo 
Allegretto - Allegro 

S. FIRSANOV (1952 - 2016) 
Rapsódia para piano e orquestra 

Andante cantábile 
Allegretto scherzando 
Solista: Ana Maria Adade (piano) 

Intervalo 

A. DVORÁK (1841-1904) 
Concerto para violoncelo em Si menor, Op. 104 

Allegro 
Adagio ma non tropo 
Finale - Allegro moderato 
Solista: Bruno Valente (violoncelo) 

Serviço
Concerto Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz 
Data: 30/05 
Horário: 20h 
Regência: Miguel Campos Neto Solistas: Ana Maria Adade (piano) e Bruno Valente (violoncelo) 

Entrada gratuita Os ingressos disponibilizados a partir de 9h do dia 29/5, na bilheteria do Theatro da Paz e no site www.ticketfacil.com.br. Retirada limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2,00 por ingresso.

(com informações da assessoria de imprensa da OSTP)

Nenhum comentário: