7.5.18

Curta "Ventre" discute a maternidade compulsória

“Ventre” estreou no dia 27 de janeiro, no Rio, e agora segue Brasil afora para a segunda exibição pública, em Belém (PA). A estreia do filme na capital paraense será no Cine Olympia, no dia 17, com debate, a partir das 17h. Nos dias 18 (sexta), 19 (sábado) e 20 de maio (domingo) haverá apenas a exibição  às 18h. Entrada franca.

O curta-metragem de 14 minutos fala sobre maternidade compulsória. Produzido entre junho de 2017 e janeiro de 2018 na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro (RJ), discute a maternidade compulsória e direitos das mulheres. 

O debate também abordará o processo de criação do curta-metragem, tendo como participantes de Fábio Limah (diretor) e Kelly Tiburcio (protagonista). Também participam a Prof.ª Dr.ª Luanna Tomaz (ICJ/UFPA, especialista em gênero), a Prof.ª Dr.ª Bene Martins (ICA/UFPA, especialista em dramaturgia) e Marco Antonio Moreira (crítico de cinema).

“Ventre” foi dirigido pelo paraense Fábio Limah, radicado no Rio de Janeiro desde 2016. Ator, formado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (2010), e mestre em Artes, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA (2014), Fábio é um dos fundadores do grupo de teatro “Os Varisteiros”, que, entre 2012 e 2014, apresentou na capital paraense espetáculos como “No Trono” e “Animalismo”. Estuda cinema na Escola Darcy Ribeiro desde junho de 2017, no Curso Intensivo de Formação em Realização Audiovisual, voltado para pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de um curso regular da Escola.

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e vinculada ao Instituto Brasileiro do Audiovisual (IBAV), criado em 1998 para fortalecimento e desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil pelo ensino, pesquisa e formação profissional. A Escola foi criada em 2002, com a abertura de cursos regulares de Direção, Roteiro, Montagem e Produção Audiovisual. Nesses 16 anos, já formou mais de nove mil cineastas. É dirigida por Irene Ferraz e foi batizada em homenagem ao intelectual, antropólogo e político que inovou as estruturas de ensino no Brasil, Darcy Ribeiro.

Serviço
Ventre estreia no dia 17 de maio, às 17h, com debate após a exibição. Nos dias 18 (sexta), 19 (sábado) e 20 de maio (domingo) haverá apenas a exibição às 18h. Entrada franca.O Cine Olympia fica em Belém, na Av. Presidente Vargas em frente a Praça da República.

(texto enviado pela assessoria de imprensa do curta metragem)

Nenhum comentário: