30.6.21

ORI(GENS) reúne curtas com o foco na periferia

São Mateus (ES) - Foto: Guia do Turismo Brasil 
A cidade de São Mateus, uma das mais antigas do país, recebe de 01 e 06 de julho o Festival de Curtas (ORI)GENS, voltado a jovens da periferia. É a 1a vez que a cidade capixaba recebe um evento desse que, em tempos pandêmicos, será exibido pelo YouTube do Festival, contando com oficinas de audiovisual de produção de vídeo e storytelling.

Fazer com que o jovem da periferia de São Mateus, no Espírito Santo, se reconheça no próximo, possa formar a sua identidade e, quiçá, encontrar um novo sentido para sua vida. Quanto mais estes jovens contarem suas biografias e se descobrirem uns nos outros, mais fortalecimento e maior representatividade haverá entre eles. Eles se tornarão protagonistas e espectadores de histórias de vidas que se assemelham e se confundem entre si.

Idealizado por Alif Ferreira, deficiente visual, videomaker, editor, produtor e agente cultural, traz como objetivo mostrar aos jovens o poder transformador do audiovisual. “O Festival tem uma importância muito significativa para minha trajetória, é um primeiro passo para proporcionar novas possibilidades aos jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Mateus. Novas perspectivas e oportunidades serão apresentadas a esses jovens, não apenas pela premiação dos projetos selecionados, mas também pelas oficinas e informações sobre as oportunidades e profissionalização no mercado audiovisual.”, avalia Alif Ferreira.

Considerado o município com maior população negra do Espírito Santo, São Mateus lida com a segregação e a marginalização da população preta, em especial os jovens entre 15 e 29 anos. A partir do reconhecimento desta injustiça, o Festival de Curtas (ORI)GENS busca dar voz, vez e levar à reflexão ao jovem negro da periferia mateense. 

ORI, é “cabeça” em yorubá, língua africana simbolizando os muitos escravos que forjaram – forçadamente – a cidade de São Mateus. GENS, na Roma Antiga, significava identidade familiar, ancestralidade, pertencimento. Assim, o Festival de Curtas (ORI)GENS mescla a ancestralidade africana, com a raiz do jovem morador das ocupações sociais de São Mateus e pretende dar a esse mesmo jovem a possibilidade de colocar pra fora o que povoa a sua cabeça e o seu imaginário, conhecendo e contando sua história, sua vida, sua origem. 

Festival reúne realizadores capixabas 

Alif Santos Ferreira - Coordenação | Foto: Divulgação

O Festival de Curtas (ORI)GENS contará com a participação dos seguintes curtas e diretores, todos capixabas: Lama e Porcelana, de Luan Damázio; Preta na Cana, de Jaciara Bernardino; Meu Lugar, de João Rui; Eu Vim de Lá, de Mestre Militão; Da Margem pra Dentro, de Vinícius Cesar; Legado, de Aurélia da Costa; Você Não Me Vê, de Felipe dos Santos; Sobre Rodas, de Jordan Pestana; Poe(mar), de Camila Alves; e (in)flux, de Luiz Fernando S.

A coordenação geral do Festival de Curtas (ORI)GENS é de Alif Santos Ferreira, com produção de Marcelo de Oliveira e produção executiva de Vitória Dornelas, com assistência de produção de Clemer Rodrigues. Alif Ferreira é filho de família simples, nascido e criado na periferia de São Mateus, no bairro Litorâneo, às margens da BR 101. Com apenas oito anos perdeu a visão do olho direito, mas isso não o impediu de perceber as injustiças que o cercavam. Ele viu que para as crianças que estavam em condição semelhante à sua só havia uma alternativa à criminalidade: trabalhar arduamente para conquistar seu espaço. 

Com pouco mais de 20 anos de idade, trabalhando desde os 14, descobriu que o seu jeito de enxergar o mundo através das lentes de uma câmera era diferente: era sensível, empático e humano. Conhecedor profundo da realidade dos bairros de ocupação social, Alif entendeu que por meio do trabalho audiovisual ele poderia ajudar outros jovens a encontrar nas lentes e nas telas outra forma de ver o mundo, de contar sua história e descobrir suas origens. 

Oficinas disponíveis no Festival (ORI)GENS

Oficina de produção de vídeo: será realizada no dia 03 de julho, entre 8h e 11h, com o idealizador do projeto, Alif Ferreira, produtor e agente cultural. Atua no ramo audiovisual há mais de sete anos com diversas produções independentes e co-produções em editais contemplados no Espírito Santo;

Oficina de Storytelling: será realizada no dia 03 de julho, entre 13h e 15h, com Breno Hayala, profissional de marketing com foco na criação e concepção de histórias e roteirização. A oficina ensinará aos jovens formas de criar e contar histórias de forma que cative a atenção dos telespectadores.

Festival de Curtas (ORI)GENS

Data: 01 a 06 de julho (quinta-feira a terça-feira)

Horário: 19h

Canal: https://www.youtube.com/channel/UC4AUwXArmQLBjfEg-vppEVQ

Inscrições nas oficinas: https://forms.gle/WtUob4rdUPovmc3XA

Classificação etária: Livre

Entrada: Gratuita

Acompanhe o (ORI)GENS

Site oficial: https://festivaldecurtasorigens.com/

Instagram: https://www.instagram.com/festivaldecurtasorigens/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4AUwXArmQLBjfEg-vppEVQ

Nenhum comentário: