27.3.09

In Bust apresenta “Curupira” e depois apaga as luzes pela “Hora do Planeta”


O que a história do curupira tem em comum com meio ambiente? Tudo! Reza a lenda, que um menino de olhos vermelhos, cabelos enrolados e os pés virados pra trás protege a floresta dos que caçam mais do que precisam ou desmatam por mera ganância.

O In Bust teatro com Bonecos escolheu em seu repertório, o espetáculo “Curupira” para apresentar neste sábado, dentro do projeto “Sábado Sim, Sábado Não, tem Teatro no Casarão”, coincidindo com o dia da realização da manifestação “Hora do Planeta 2009”, evento que já conta com a adesão de milhares de cidadãos, empresas e autoridades do mundo inteiro que se comprometeram a desligar as luzes e mantê-las apagadas durante sessenta minutos, a partir das 20h30min, em 28 de março, em um ato simbólico de combate ao aquecimento global.

“Nada foi programado. E não que eu acredite em coincidências, mas que elas existem, existem. O Curupira já estava previsto para esse dia, na nossa sequência pré-agendada. E não vamos fazer nada além da apresentação. Vamos começar na hora para que o Casarão possa estar apagado as 20h30, o que será um ato heróico. Mas tentaremos. Ou seja, o que houve foi a possibilidade de participar de uma ação conjunta com o mundo inteiro na Hora do Planeta”, diz Paulo Ricardo, do In Bust.

“O Curupira” foi criado para o programa Catalendas da TV Cultura do Pará e o episódio, adaptado para ser apresentado como espetáculo. Há dez anos em cartaz, “Curupira” traz o linguajar caboclo, que tem palavras como “mundeado”, “sumano”, entre outros, ligando o público à cultura de nossa região.

Os personagens utilizam paródias das toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos da cultura paraense e os bonecos são manipulados com vara, acompanhados por máscaras, mamulengos e outros mais.

Preocupado em defender a natureza, o menino Curupira certamente irá agradar em cheio aos que forem ao Casarão do Boneco neste sábado. Além de diversão, o Sábado Sim, Sábado Não, Tem teatro no Casarão desta semana também vai ser um espaço aberto à conscientização em prol do meio ambiente.

Serviço
In Bust apresenta "Curupira", neste sábado, 28, às 19h, no Casarão do Boneco. Entrada: um brinquedo. Av. 16 de Novembro, 815, próximo a Praça Amazonas.

Nenhum comentário: