27.3.09

Vídeo do "Projeto Mandalla" de Bragança é convidado para o I Amazônia Doc

Dona Maria Ribamar, agricultora que
participa do Projeto Mandalla


O documentário “Projeto Mandalla”, realizado em Bragança, acaba de ser convidado para participar do I Amazônia Doc - 1º Festival Pan Amazônico de Documentários, que vai acontecer no mês de abril em Belém. O convite foi feito pela coordenadora do festival, a produtora cultural Zienhe Castro, que esteve teve a oportunidade de participar de uma sessão especial feita no Cineclube do Ateliê da Campina (Rua Campos Salles, antigo bar atelier Almazen), apoiado pela Bélle Èpoque, produtora que realizou o documentário.

“Na última quinta-feira, fizemos uma exibição informal no cineclube do atelier da Campina e a Zienhe estava lá. Ela se emocionou com a história, principalmente a de uma “personagem”, Dona Ribamar, que dá um testemunho tocante de amor pela terra e de como o Projeto Mandalla mudou a sua vida”, disse Gilvan Capistrano, diretor do documentário.

Gravado na comunidade de Montenegro, em Bragança, quando 24 famílias foram beneficiadas com a implantação de um projeto inovador de agricultura familiar, o documentário revela mostra a chegada do Projeto Mandalla em Bragança. O projeto nasceu na Paraíba e foi idealizado pelo senhor Willy Pessoa, que chegou a Bragança por meio da Fundação Hilário Ferreira.

O documentário foi produzido pela Belle Époque e tem direção e roteiro de Gilvan Capistrano e fotografia de Wesley Braun e conta com o patrocínio da Fundação Hilário Ferreira.

Festival vai premiar produções feitas em toda a Amazônia Legal

O I Amazonia DOC – Festival de Documentários Pan-Amazônicos pretende promover uma grande amostragem da produção audiovisual da macro-região que se estende em parte dos oito países da América do Sul (Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Venezuela, Suriname, Equador, Peru e Bolívia) .

A área é detentora de uma das maiores riquezas hídricas, biológicas e minerais do planeta e realizar. O I Seminário Pan-amazônico de Documentários inclui na programação palestras, debates e encontros temáticos sobre as questões sócio-ambientais a partir dos documentários apresentados e das questões suscitadas pelas obras, realizadores e participantes, oferecendo ao público, a primeira edição do Amazônia DOC.

O I Amazônia DOC, irá exibir e premiar obras em película e vídeo cuja temática é a defesa da manutenção e da qualidade de vida na Terra e acontecerá de 22 a 26 de abril, em vários espaços para exibição de filmes em Belém.

Informações: www.amazoniadoc.com


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Lu, grato pela dica. Vou olhar sempre o Holofote para me atualizar da cena cultural paraense, mesmo vivendo na Bélgica. Abraços e sucesso.
Edvan