28.4.09

"Café dos Maestros" reúne ícones do tango argentino

“Café dos Maestros” , em cartaz a partir desta quarta-feira, 29, no Cine Líbero Luxardo do Centur, é uma celebração. Embalado pelo tango, o diretor Miguel Kohan reuniu alguns dos maiores nomes do estilo na Argentina e filmou o concerto de gravação de um CD.

A idéia é o resgate de seus ícones, reunindo-os em um concerto triunfal no Teatro Colón de Buenos Aires. Lembrou de outro filme? Você está certo. A produção argentina traz a mesmíssima estrutura de “Buena Vista Social Club”, documentário do cineasta alemão Wim Wenders, este embalado pela mais original música cubana.

Foi assim que em 1999 conhecemos um time de veteranos músicos cubanos. Em “Café dos Maestros”, veremos o reencontro entre velhos amigos, todos músicos, compositores e cantores em idades que variam de 65 a 95 anos que, um a um, vão contando um pouco de suas histórias.

É assim que ficamos conhecendo alguns dos músicos excepcionais de tango, incluindo criadores de repertório clássicos e fundadores de uma variedade de estilos e escolas, bem como os membros das bandas e orquestras que alcançaram fama nos anos 1940 e 1950, na era dourada do tango.

São vários momentos com registros das gravações com arranjos inéditos e depoimentos emocionados dos músicos e cantores com muitas histórias e recordações. Entre eles existem os que se tornaram grandes nomes no exterior, mas também os que restringiram suas atuações ao interior da Argentina. Assim, somos apresentados a grandes estrelas do famoso ritmo como Leopoldo Federico, Lágrima Ríos e seu violonista Aníbal Arias, além do dueto Libertella e José Luis Stazo.

Produzido pelo músico e compositor Gustavo Santaollala que já venceu dois Oscars por suas músicas para os filmes, “O Segredo de Brokeback Mountain” e “Babel”, o filme que ainda conta com a co-produção do brasileiro Walter Salles Jr. parece captar, além de sons e imagens, uma certa alma portenha que inspira o tango argentino. Sugere uma relação entre o tango e a sociedade argentina. Tudo o que vemos vem cercado de uma aura que parece a mesma que inspira esses monstros do tango.

Na tela vemos cenas do cotidiano de Buenos Aires acompanhadas pela trilha sonora composta apenas por tango. Como se nos revelasse uma identidade argentina que apenas as imagens de carros, prédios e pessoas não seriam capazes de nos revelar. É a música que faz o elo com todas as imagens.

A chave para se ver "Café dos Maestros" talvez esteja logo em seu início, quando um dos personagens diz uma frase que parece sintetizar o que é o tango: "não se pode separar o tango da vida". Assim, “Café dos Maestros” nos mostra o que a música pode nos proporcionar de melhor, uma sintonia direta com nosso coração.

De quarta a domingo, 19h, entrada franca. No Cine Líbero Luxardo. End.: Gentil Bittencourt, 650. Outras informações: 3202.4321.

Nenhum comentário: