24.4.09

Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. Você pode ver pela internet!


Olha só que bacana, o festival que acontece no Cine Brasília está sendo transmitido ao vivo pela internet através do site www.filmescurtissimos.com.br de hoje a domingo.

Mostras paralelas, resultados de oficinas e sessões especiais também estão na programação da edição 2009 do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, que exibe simultaneamente em 80 cidades de 17 países, nos dias 24, 25 e 26 de abril, uma seleção de aproximadamente 7 horas de Filmes Curtíssimos nos mais diferentes formatos e gêneros. O Festival tem caráter competitivo com a atribuição de 9 premiações e só no Brasil mais de 400 filmes de 15 estados foram inscritos para participar desta 2ª ed.

O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos é a seleção de filmes vindos de todo o mundo seguindo a mesma regra: não podem ultrapassar três minutos de duração (fora o título e os créditos). Curtíssimos produzidos em qualquer plataforma conhecida de captação de imagens são aceitos no Festival, podendo ter sido realizados em qualquer parte do mundo, em qualquer data e já participado de outros festivais ou mostras. Todos os gêneros estão presentes no Festival: ficção, animação, documentário e experimental.

Palavras de Mulheres é a novidade desta 11ª ed. Internacional, uma mostra paralela de 21 filmes de diversos países, praticamente todos realizados por mulheres ou que consagrem o universo feminino de forma atual e original.

Oficinas gratuitas e voltadas para estudantes da Rede Pública de Ensino do DF, Oficina de Formação do Olhar Crítico para o Cinema e Oficina de Sensibilização do Olhar para as Artes, foram realizadas num esforço de associar jovens estudantes ao Festival e estimulá-los a protagonizar importantes ações durante a 2ª Edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos em Brasília. Alunos do Ensino Médio vão eleger o melhor Curtíssimo realizado no DF e ainda participarão ativamente de todas as etapas da produção de um Curtíssimo, que será exibido no encerramento do Festival. Aulas para sensibilizar o olhar para as artes vão inspirar crianças do Ensino Fundamental a criar trabalhos em diferentes vertentes artísticas, que serão expostos durante o Festival.

As premiações - Nas cidades dos países participantes, incluindo Brasília e Rio de Janeiro, será atribuído O Grande Prêmio do Júri Popular para a Seleção Internacional; os espectadores receberão uma cédula para votar no melhor filme de acordo com a opinião de cada um.
Para a Mostra Competitiva Nacional, serão atribuídos aos Curtíssimos os prêmios Originalidade, Animação e Melhor Filme, definidos por um júri composto de artistas, profissionais da área e formadores de opinião. A fim de dar voz aos espectadores, será atribuído o prêmio Júri Popular, por meio de votação com cédulas distribuídas ao final de cada sessão.

Em Brasília teremos o Prêmio Brasília 50 anos, conferido ao melhor filme produzido no DF, o qual será escolhido por um júri de alunos do ensino médio da Rede Pública do DF participantes da Oficina de Formação do Olhar para o Cinema, realizada no Teatro de Bolso do Espaço Cultural Renato Russo da 508 Sul. Com carga horária de 50 horas, o curso aborda Edição, Fotografia, Animação, Roteiro e Direção, sendo todas as aulas ministradas por professores de cinema e cineastas experientes.

A equipe de produção vencedora do Prêmio Brasília 50 anos de 2009 receberá da MOVIECENTER, empresa locadora de equipamentos para cinema e vídeo sediada em Brasília, R$ 15.000,00 revertidos em locação de equipamentos e suporte técnico para a produção de um filme de 3 minutos. Este Curtíssimo estará, automaticamente, na Mostra Competitiva Nacional da Edição de 2010 do Festival. Os prêmios nacionais serão entregues em uma cerimônia no dia 26, no encerramento do Festival.

Fonte: Informações do site do festival - www.filmescurtissimos.com.br

Nenhum comentário: