24.4.09

Espetáculo "Sirênios" em cartaz neste sábado no Casarão do Boneco


Encantarias, mistérios e a preocupação com a preservação da espécie Trichechus Inunguis, o mais dócil e único herbívoro dos mamíferos aquáticos, marcam o espetáculo “Sirênios”, que se inspira nas lendas do peixe-boi.

Este espetáculo é um dos mais recentes no repertório do grupo, que trabalha há 12 anos com a investigação acerca da linguagem do teatro com bonecos e na experimentação com materiais alternativos. No caso de Sirênios, os bonecos, confeccionados com a técnica das cestarias e dos paneiros da região, são manipulados por varas e ajudam a engrandecer todo o cenários mítico do espetáculo.

Em uma das histórias de peixe-boi que serão contadas, um navegador português que está há dias no mar começa a ter alucinações e avista uma espécie de longe, em alto mar, acreditando ser uma sereia, mas na verdade é o ameaçado peixe-boi.

Montado em 2006, com prêmio do Edital da Funarte e patrocínio da Petrobrás, Sirênios também traz uma história de amor, mais uma das lendas sobre sua origem. Nesta, um casal de índios jovens é transformado no primeiro casal da espécie. Neste momento do espetáculo o público é fisgado pela emoção ao testemunhar a transformação da indiazinha. A terceira história pega o público desavisado, que também se emociona, quando vê o peixe chegando à mesa dos ribeirinhos depois de uma exaustiva caçada.

Após ter estreado o projeto “Sábado Comunidade” na semana passada, dia 18, no bairro do Jurunas e dar continuidade ao “Sábado Sim, Sábado Não – Tem Teatro no Casarão”, neste final de semana, com o espetáculo “Sirênios”, no dia 29 de abril, o In Bust faz participação no espetáculo de dança "Pauá", numa realização do Sesc Doca, um de seus parceiros.

No dia 1º de maio, eles apresentam "Natureza no Asfalto", trabalho de pequenos espetáculos em caixas lambe-lambe, no Complexo Ver-o-Rio, numa programação também do Sesc em comemoração ao dia do trabalhador. O Próximo Sábado Comunidade será no dia 9 de maio.

Serviço
O In Bust Teatro com Bonecos apresenta “Sirênios”, neste sábado, 25, dentro da programação do projeto “Sábado Sim, Sábado Não – Tem Teatro no Casarão. A partir das 19h, no Casarão do Boneco - Av. 16 de Novembro, 815, próx. Praça Amazonas. O ingresso é um brinquedo. Outras informações: 3241.8981.

Nenhum comentário: