A esteia será em 2012, mas o processo de montagem já inicia agora com a abertura de inscrição para várias oficinas. O musical vai mostrar a trajetória do ex-governador Magalhães Barata e trazer de volta histórias que marcaram época na antiga zona do meretrício, no bairro da Campina, situado no centro histórico da cidade.
Instalado nesta área, o Grupo Cuíra vem pesquisando aquela época, entre os anos 30 e 50, quando a zona era
frequentada pelo melhor da sociedade local, inclusive políticos
renomados. Edyr Augusto, dramaturgo e diretor do grupo, ressalta que foi justamente a riqueza de casos relatados
pelas mulheres ainda ali residentes que motivou a ideia de resgatar essa
fase rica da memória da cidade.
O projeto "Cuíra por Memória", na prática, vem realizando ações desde o ano passado, quando estreou no mês de novembro, a peça “Sem dizer adeus, inspirada no livro “Eu e as últimas 72 horas de Magalhães Barata”, de Dalila Ohana . Este mês, no último dia 16, mais uma programação voltada à memória do general foi realizada, também no Teatro Cuíra. “Conversa Barata” reuniu convidados que de alguma forma tiveram contato com o ex-governador do Pará.
Com patrocínio da Petrobrás, através do Ministério da Cultura e Lei Rouanet, as oficinas do projeto “Cuíra por Memória” acontecerão nos meses de janeiro, fevereiro e março do ano que vem. Haverá oficina de canto, ministrada por Gigi Furtado, de Figurino, com
Klau Menezes, de Adereços, com Delleam Cardoso, de Interpretação, com Leonel Ferreira e de Cenário, com a professora Ézia Neves.
Serviço
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta, de 15h às 18h, no Teatro Cuíra, Rua Riachuelo com 1º de Março, n. 524. O público direcionado é de atores e técnicos.
Um comentário:
É bom ressaltar que as oficinas visam prover o musical sobre Barata de atores e técnicos.
Beijos
Edyr Augusto
Postar um comentário