19.11.11

Mestre Vieira e os Dinâmicos no 6º Se Rasgum

Os Dinâmicos Idalgino, Lauro, Dejaci e Poça, com Mestre Vieira
Fotos: Renato Reis 

Além dos acordes marcantes da festejada guitarrada, Mestre Vieira resgata repertório cantado, gravado em LPs dos anos 70 e 80, e o leva à sexta edição do Festival Se Rasgum. Aos 77 anos feitos no dia 29/10, o ícone da guitarrada é também tema de um documentário sobre sua trajetória.

O documentário integra o projeto “Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada”, que tem patrocínio do Conexão Vivo, por meio da lei Semear do Governo do Estado, e que terá, no ano que vem, a realização de um DVD. 

No doc, a história de Mestre Vieira está sendo contada por ele mesmo e através de entrevistas, narrativas e grandes encontros musicais com outros músicos, guitarristas e bambas do choro, que aliás foi o primeiro ritmo dominado por Mestre Vieira, ainda na infância.

O reencontro com Os Dinâmicos, músicos que gravaram com ele quase todos os 13 LPs lançados por gravadoras como a Chantecler, Continental e RGE,  aconteceu durante a realização da pesquisa para o documentário e acabou rendendo a produção do show que será visto e registrado neste domingo, 20, no Hangar, (re), apresentando ao público, Lauro Honório (guitarra base), Idalgino Cabral (Contrabaixo), Luiz Poça (teclado) e o vocalista Dejaci Magno, que acompanharam o Mestre da Guitarrada, nas primeiras formações de “Vieira e Seu Conjunto” , no anos 70 e 80.

Um dos momentos do doc, com Félix Robatto e Pio Lobato
Na apresentação do Se Rasgum, Mestre Vieira e os Dinâmicos estarão acompanhados ainda por Gorayeb (percussão) e Vovô (bateria), músicos que estão permanentemente acompanhando Mestre Vieria em shows pelo país, ao lado também do guitarrista Pio Lobato, pesquisador do gênero da guitarrada e responsável por ter trazido de volta à mídia e ao circuito de shows,  a guitarrada de Mestre Vieira, que estava no interior do estado, em Barcarena, onde conitnuava tocando, ainda que silenciado na mídia.
O show será novidade para quem só começou a ouvir Mestre Vieira a partir do grupo Mestres da Guitarrada, projeto do Pio em parceria com a Funtelpa. Com os Dinâmicos, nome que o grupo tinha antes mesmo de se tornar Vieira e Seu Conjunto, Mestre Vieira traz de volta à cena as obras cantadas, responsáveis por alguns de seus maiores sucessos tocados, principalmentre nas rádios do nordeste do país.

“A Lambada da baleia”, que conta a história da baleia que encalhou na orla de Barcarena, cidade natal de Mestre Vieira, e “a Lambada do Rei”, por exemplo, foram gravadas em 1976 e lançadas em 1978 no LP Lambada das Quebradas - vol. 1. O segundo Volume, trazia a música “Melô do Bode”, sucesso impulsionador do disco, que teve quase 300 mil cópias vendidas.

Mestre Vieira, gravação no Mangal das Garças
Outros sucessos já mais conhecidos das novas gerações, por fazerem parte do repertório instrumental, como “Jamaicana” e “Cidade Alerta” não faltarão no show que contará ainda com a participação especial do guitarrista João Erbettta, guitarrista de Marcelo Jeneci.


O guitarrista, produtor e compositor vasculha o cancioneiro da Música Popular Brasileira das primeiras décadas do século XX, e vem compondo um repertório original, aliado a composições próprias. Outra participação especial é da cantora e tecladista  Iva Rothe, convidada para interpretar a música “Mariazinha”.  

Serviço
6º Festival Se Rasgum. Até 20 de novembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ingressos: R$ 25 antecipado p/ cada dia, a partir de 3 de novembro. Realização: Se Rasgum Produções e Sonique Produções Assessoria de imprensa: Pollyanna Bastos: polly@serasgum.com.br Rafael Guedes: rafael@serasgum.com.br Informações pelo site: www.serasgum.com.br.

Nenhum comentário: