29.2.12

Festival comemora chegada do ano novo indiano

O Festival da Lua Dourada – Gaura Purnima deste ano inicia nesta quinta-feira, 01, com a palestra “Sankirtana Yoga: a plataforma espiritual para o mundo contemporâneo”, no auditório do Instituto Universidade Popular (Unipop). A realização é da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON Belém), que convida a todos para conhecer um pouco sobre o Movimento para a Consciência de Krishna e a Cultura Indiana.

Na palestra, Sridhara Dasa, um dos líderes do Movimento Hare Krishna em Belém, vai abordar a vida e os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabu (1486-1534), que viveu há mais de 500 anos em Bengala, região da Índia, e popularizou o canto congregacional do mantra Hare Krishna.

Sri Caitanya é aceito como uma das reencarnações de Krishna. “Ele desejou e predisse que o Movimento para a Consciência de Krishna seria aceito em outras partes do planeta, e é o que está acontecendo agora”, comenta Sridhara Dasa. A mesma palestra será realizada também no dia 06/03, no auditório da UEPA, campus Telégrafo. 

De acordo com os devotos, o ano novo Védico (que segue o calendário lunar) é lunar e a cada ano cai em uma data diferente, marcando o dia do aparecimento do Senhor Caitanya. Em 2012, será comemorado em 08 de março. 

“Neste dia será comemorado o Gaura Purnima: o dia em que Sri Krsna, Deus, apareceu neste planeta em 1486 como sua encarnação mais munificente: Sri Caitanya Mahaprabhu, ou Senhor Gauranga, como também é conhecido, pela sua cor dourada (gaura). Este dia de bela lua cheia (Purnima) é considerado o começo do ano para os Gaudya-Vaishnavas (devotos de Deus na linha de Caitanya Mahaprabhu). Pois seu aparecimento trouxe esperanças para todos os seres que coexistem nesta difícil Era de Ferro (Kali-yuga), onde a hipocrisia e as desavenças insurgem cada vez mais", explicam.

A programação prossegue no sábado (03/03), com o Festival Hare Krishna e na quinta-feira (8/3) com o grande Festival de Gaura Purnima, em uma alegre comemoração pelo aparecimento de Sri Caitanya. Haverá canto de mantras, danças e distribuição de prasada (alimento vegetariano oferecido a Deus). 

Serviço
O Festival da Lua Dourada – Gaura Purnima 2012 - Palestra “Sankirtana Yoga: a plataforma espiritual para o mundo contemporâneo”, no dia 01/03, a partir das 19h, no auditório do Unipop (Av. Senador Lemos, 557, entre D. Pedro I e D. Romualdo de Seixas) e no dia 06, às 16h, no auditório do CCSE – UEPA (Rua do Una, 156, Telégrafo). O Festival Hare Krishna , no dia 03/03, a partir das 18h, e o Festival Gaura Purnima , no dia 08/03, a partir das 19h, acontecem no restaurante Govinda (Tv. Padre Prudêncio, 166, entre Manoel Barata e Ó de Almeida).

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu recomendo! as musicas, a filosofia, aquelas comidinhas... tudo muito bom! :)

Anônimo disse...

Nooossa!Sem dúvida alguma, uma grande data para comemorar!

rafael grigorio disse...

Valeu Luciana pela divulgação,um beijão

Rafael Grigorio

Holofote Virtual disse...

Fala Griga, saudades!!! Acabei de falar com a anne também. Irei lá ver vcs e curtir um pouco dessa boa nova!!! o alan ajudou bastante na materia. um beijo!!