6.8.13

Circonservando promete risadas e reflexões

Produzido em Porto Alegre, em 2010, o espetáculo já passou por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Aracaju e Lisboa. Em Belém, ganhou a simpática e sempre divertida parceria do Grupo Palhaços Trovadores. É lá na sede do grupo que, nesta terça-feira, 06, assim como nos dias 07 e 08 será realizada a oficina de contorção. Já as apresentações de Circonservando serão nos dias 09 e 10, às 20h, Anfiteatro da Praça da República. A atriz conversou com o Holofote Virtual e nos contou mais.

O projeto da gaúcha Dominique Martins está em Belém, contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Cênica na Rua 2012. Traz apresentações e oficinas de técnicas circenses em agosto e setembro nas cidades de Belém, Santarém (PA) e Manaus (AM). Aqui as atividades iniciam nesta terça-feira, 6, e vão até dia 10, próximo sábado.

A oficina aborda técnicas acrobáticas de contorção, flexibilidade e força. As inscrições são gratuitas para interessados a partir de 12 anos.  Já a montagem faz parte de um projeto criado pela artista para promover o circo e ações ligadas à questão ambiental.

A magia do circo através das técnicas do palhaço, da acrobacia, da contorção e do malabarismo, convida o público a se divertir abordando o paradigma da mudança de hábitos. Em cena, Alfarroba é uma palhaça que vive do lixo até o momento em que é sufocada por ele e precisa superar alguns desafios, para isto conta com a cumplicidade do público que acompanha as cenas e pode até participar delas como é a tradição no circo e no teatro de rua.

Dominique Martins é atriz, contorcionista, palhaça, acrobata aérea e de solo, pirofagista, malabarista e equilibrista. Com mais de 10 anos de carreira, ela atua em espetáculos de teatro, dança e circo, com destaque para participações no circo Vostok, e participou de espetáculos com o Circo Petit POA, Circo Girassol, Povo da Rua (RS), Cia Lumini (RJ), entre outros. 

Holofote Virtual: Você já passaram por diversas cidades e até outro país. Como tem sido esta circulação? 

Dominique Martins: A circulação está sendo maravilhosa. É interessante perceber como o humor das pessoas muda e como partes diferentes do espetáculo tocam as pessoas em cada lugar.

Assim o espetáculo enriquece mais a cada apresentação seja por uma nova adaptação que se faz necessária, pelos mais variados motivos, ou seja, pelas opiniões do público que vem de forma muito generosa e acolhedora. 

Holofote Virtual: Misturar riso e meio ambiente é uma maneira de dar o recado sobre as questões ambientais. Mas será que rir do que está ruim, não acaba amenizando a situação? Ou neste caso, ajuda a refletir? 

Dominique Martins: A ideia é ajudar a refletir com certeza. O palhaço por tradição contesta a sociedade através do riso, e apenas desta maneira é aceito por todos. Assim que com o riso consegue-se atingir mais pessoas e a diferença entre amenizar e criticar está na maneira que a cena emprega seus motivos e o seu humor. As possibilidades são infinitas e este espetáculo traz à tona a problemática do meio ambiente numa reflexão sobre nossas próprias atitudes. 

Holofote Virtual: E como vocês desenvolvem isso em cena? 

Dominique Martins: A palhaça Alfarroba indaga seu público em vários momentos, demonstrando sua fragilidade, e são estas pessoas que dão a força necessária para que ela saia vitoriosa de mais uma batalha.

A intenção é de que através da experiência de viver com a palhaça Alfarroba as dificuldades de mudar o ambiente a sua volta, as pessoas saiam com uma pulga atrás da orelha se perguntando se elas mesmas podem ser um pouco heroínas de suas próprias casas e começarem algumas mudanças. 

Assim como cuidamos de nossas casas, devemos cuidar do que nos possibilita estar vivos, a natureza. Por este motivo o espetáculo “Circonservando” vai aos espaços públicos, pois esta reflexão é para todos e não podemos mais esperar de braços cruzados.

Holofote Virtual: Você já atua há muito tempo com a arte circense. Quais são tuas origens artísticas? 

Dominique Martins: Trabalho com arte de circense há doze anos e com arte de rua a seis anos. Comecei em Porto Alegre no parque da Redenção em um encontro malabarístico que existe a mais de dez anos e com o circo Girassol. Logo fui morar no Rio de Janeiro onde estudei também na Escola Nacional de Circo e tive contato com muitos artistas de variadas partes do mundo. Já trabalhei com boas companhias de circo, de dança e de teatro de rua. Em 2001 iniciou a minha pesquisa na área circense e não tem hora para terminar. 

Holofote Virtual: Aqui vocês ganharam a parceria dos Trovadores. Já se conheciam? 

Dominique Martins: Na verdade este projeto marca o início de uma grande amizade. A distância entre Porto Alegre e Belém do Pará é exorbitante e, graças ao Prêmio Funarte Artes Cênicas Nas Ruas (Dança, Circo e Teatro) 2012.

Podemos encurtar as distâncias e realizar este intercâmbio que promete ser riquíssimo. Os Palhaço Trovadores têm um trabalho sério e comprometido com a arte do circense há muitos anos e tenho certeza que tenho a aprender! 

Holofote Virtual: Quais as expectativas para as apresentações e oficina em Belém? 

Dominique Martins: As expectativas quanto ao espetáculo são boas. É sempre uma grande dúvida de como o público irá receber o espetáculo, ainda mais vindo de realidades tão distantes... A certeza é que estarei aberta para aprender com as pessoas de Belém e que juntas teremos a oportunidade de criar o riso e plantar mais uma sementinha no coração das pessoas de amor e saúde à natureza, ou seja, a nós mesmos. 

Quanto à oficina, a expectativa é grande, pois poder trazer estes conhecimentos de forma gratuita me parece aumentar muito as chances das pessoas participarem. Este curso de três dias tem muito a ensinar e trocar experiências sobre a técnica de contorcionismo que é tão pouco conhecida e estimulada no nosso país. 

Ficha Técnica
Concepção e atuação: Dominique Martins
Orientação Cênica: Eveliana Marques e Melissa Dornelles
Cenografia: Flávia Mancio
Cenotécnica: KlaussKellermann
Figurino: Mônica Kern e Maísa Stolz
Sonoplastia: Rodrigo Siervo
Técnicos de Acrobacia: Vatik Designer
Gráfico: PenseDesing
Produção: Nathalie Martins

Mais informações: www.circonservando.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Que maravilha , genial ! O teatro e a arte circense de rua ,inventiva , questionadora é tudo o que mais precisamos neste momento de tantos desafios sociais e políticos !Essa artista merece medalha de ouro .

Marly Silva