4.4.14

Domingo para se achar com o "Curupira" do In Bust

Um dos espetáculos mais apresentados na história do In Bust Teatro com Bonecos estará mais uma vez ao alcance do público, neste domingo, às 11h, na Praça Barão do Rio Branco (Rua Gama Abreu, próx a Igreja da Trindade), dentro da programação do Sábado Tem. Domingo que Vem, do Pirão Coletivo.

Um “causo” contado por três cantadores (atores manipuladores) que se utilizam de paródias das toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos da cultura paraense - e de bonecos manipulados com vara, acompanhados por máscaras, mamulengos e outros.

É assim que há mais de 10 anos, “Curupira, um milhão de nós” vem encantando o público, com personagens que trazem mensagens de preservação ao meio ambiente, de forma lúdica que envolve crianças e adultos.
Criado para o programa Catalendas da TV Cultura do Pará, o espetáculo já está há mais de dez anos em cartaz. Em “Curupira – Um Milhão de Nós” o linguajar caboclo se faz evidente em palavras como “mundeado” e “sumano”, trazendo para bem perto do público da cidade a cultura de nossa região.

Conhecido como o protetor de todas as florestas e animais, o Curupira, personagem lendário da região amazônica, aparece em forma de moleque com os pés voltados para trás. Ele é temido por todos aqueles que caçam ou desmatam por mera ganância.

Assim, nesta montagem do In Bust um caçador acaba mundeado por não respeitar a premissa de se caçar apenas para sobrevivência. Desta forma, ele é ajudado por um Pajé e sai do transe aplicado pelo moleque Curupira e aprende mais sobre como cuidar do meio ambiente.

O espetáculo já rodou a Amazônia e chegou a cidades no sul e sudeste do país. Em Belém já foi apresentado na Vila da Barca, na Comunidade Timbirinha, no Jurunas, na Comunidade Quilombola Guajará-Miri, no Baixo Aurá, na Comunidade Quilombola do Abacatal, em Ananindeua.

“Curupira, um milhão de Nós” já foi apresentado em inúmeras comunidades, bairros e municípios em projetos de circulação que é uma das especialidades do In Bust, como o Bonecos na Estrada, Bonecos na Estrada em Caravana, o saudoso Sábado Comunidade e o mais recente “Sirênios de Bubuia pelo Rio Amazonas, chegando a localidades ribeirinhas e a Macapá em 2013.

São iniciativas como esta, que somam valores a todos que chegam para vê-los em ação. A ideia do grupo é de sempre levar o teatro com bonecos onde o povo está, onde o teatro não chega com facilidade e mostrar não só o espetáculo, mas oportunizar que as pessoas conheçam de perto como funciona o seu trabalho.

No Sábado Comunidade, por exemplo, os integrantes do grupo Aníbal Pacha, Paulo Ricardo Nascimento, Adriana Cruz e Cristina Costa falavam da metodologia de montagem e dos elementos que envolvem a dramaturgia nesta linguagem teatral.

Aos 16 anos de formação, o In Bust Teatro com Bonecos tem circulado por estradas, ramais, rios, baías e igarapés levando seus espetáculos a praças, escolas, galpões, ruas, centros comunitários e teatros, atingindo um público extremamente diversificado, tanto na capital como no interior do estado do Pará. Agora chegou a vez deles estarem em uma praça bem pertinho de você, que mora em Belém do Pará. Não perca.

Ficha Técnica

Atores e Manipuladores: Adriana Cruz, Anibal Pacha e Paulo Ricardo Nascimento
Produção e Apoio Técnico: Cristina Costa
Figurino: Anibal Pacha
Cenário, Adereços e Bonecos: Anibal Pacha
Criação de Sonoplastia: In Bust
Foto Divulgação: André Mardock
Texto: David Matos e Paulo Ricardo Nascimento
Assistência de Direção: Adriana Cruz e Paulo Ricardo Nascimento
Direção: Anibal Pacha
Realização: In Bust – Teatro com Bonecos

Serviço
“Curupira, um milhão de Nós”, do In Bust Teatro com Bonecos. Neste domingo, 06 de abril, às 11h, na Praça Barão do Rio Branco (Rua Gama Abreu, próx a Igreja da Trindade), dentro da programação do Sábado Tem. Domingo que Vem, do Pirão Coletivo. Mais informações: https://www.facebook.com/piraocoletivo. Fones: 91 3088.5858 | 8110.5245 (tim) | 8805.0595  | 9326.3101 (vivo).

Nenhum comentário: