8.4.14

O cinema francês recente na tela do Líbero

O Festival Varilux de Cinema Francês chega a sua quinta edição este ano, com novidades. Pela primeira vez, sai do circuito de cinema comercial e toma lugar no Cine Líbero Luxardo, do Centur, um dos “templos” do circuito alternativo na capital paraense. A programação inicia nesta quarta-feira, 9 de abril. Os ingressos custam R$ 8, com meia entrada para estudantes.

Belém será a única das 45 cidades brasileiras que recebem o festival por duas semanas. E o Líbero é uma das 70 salas nacionais que exibirão a mais recente produção cinematográfica francesa, totalizando 16 filmes inéditos – muitos deles com premiações importantes -, além do clássico “Os Incompreendidos”, de François Truffaut, que chega ao público em cópia nova, digitalizada e remasterizada, lembrando os 30 anos de morte desse importante diretor de cinema.

Como já de praxe, o Varilux traz ao Brasil um importante nome do cinema francês. Depois das atrizes Catherine Deneuve e Isabelle Huppert, o festival recebe este ano diretor Jean-Pierre Jeunet, de filmes conhecidos como “Delicatessen” e “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Jeunet faz palestras na FAAP, em São Paulo (SP), e na UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ).

Na programação estão os longas “Eu, Mamãe e os Meninos”, de Guillaume Gallienne, verdadeiro "fenômeno" do ano 2013 na França e na recente cerimônia do "Cesar" (o "Oscar" francês) com cinco prêmios, dentre eles melhor filme e melhor ator; “Uma Viagem Extraordinária”, do diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, Jean-Pierre Jeunet; a comédia “Uma Juíza sem Juízo”, de Albert Dupontel (Cesar da melhor Atriz para Sandrine Kiberlain), com mais de dois milhões de espectadores na França; e “O Passado”, do diretor iraniano Asghar Farhadi (ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 com "A Separação"), entre outros.

O Passado
Além de outros filmes como “Suzanne”, “Um Plano Perfeito”, “Uma Relação Delicada”, “Antes do Inverno”, “A Grande Volta”, “O Amor é Um Crime Perfeito”, “Lulu, Nua e Crua” e “Um Amor em Paris”, “Um belo domingo” e “Grandes Garotos”.

A programação em Belém é a seguinte: na quarta-feira, 9, às 18h, “Um Plano Perfeito”, de Pascal Chaumeil (com Diane Kruger e Dany Boon); às 20h, “Suzanne”, de Katell Quillévéré. Na quinta, 10, às 18h, “Uma Relação Delicada”, de Catherine Breillat (com Isabelle Huppert no elenco), e às 20h, “Antes do Inverno”, de Philippe Claudel (com Daniel Auteuil e Kristin Scott Thomas). Na sexta, 11, às 18h, “A Grande Volta”, de Laurent Tuel, e às 20h, “O Amor é Um Crime Perfeito”, de Jean-Marie Larrieu & Arnaud Larrieu. 

No sábado, 12, às 18h, “Eu, Mamãe e os Meninos”, de Guillaume Gallienne, e às 20h, Uma Juíza sem Juízo”, de Albert Dupontel. No domingo, a programação começa às 10h, com “Uma Viagem Extraordinária”, de Jean-Pierre Jeunet (cópia dublada), às 18h, “Lulu, Nua e Crua”, de Solveig Anspach, e às 20h, “Um belo domingo”, de Nicole Garcia.

Eu Mamãe e os Meninos
A programação volta a cartaz na quarta-feira, dia 16, às 18h, com “Grandes Garotos”, de Anthony Marciano, e às 20h, O Amor é Um Crime Perfeito”. Na quinta, 17, às 18h, “Uma Juíza sem Juízo”, e às 20h, “O passado”, de Asghar Farhadi (única exibição do filme). Na sexta-feira, 18, feriado, às 18h, o clássico “Os Incompreendidos”, às 20h, “Eu, Mamãe e os Meninos”. No sábado, às 18h, “Antes do inverno”, e às 20h, “Lulu, Nua e Crua”. No domingo, 20, no encerramento do festival, às 10h, “Uma Viagem Extraordinária”, às 18h, “Um Belo Domingo” e às 20h, “Um Amor em Paris”.

O festival é copatrocinado da Embaixada da França, Alianças Francesas do Brasil, Sofitel e Air France. A realização é da Bonfilm. Em Belém, o festival conta com o apoio da Secretaria de Estado e Cultura (Secult-PA) e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

PROGRAMAÇÃO

PRIMEIRA SEMANA

9/04 (Quarta)
às 18h- Um Plano Perfeito
às 20h- Suzanne

10/04 (Quinta)
às 18h-Relação delicada
às 20h- Antes do Inverno

11/04 (Sexta)
às 18h- A grande volta
às 20h- O Amor é um crime perfeito

12/04 (Sábado)
às 18h- Eu, mamãe e os meninos
às 20h- Uma juíza sem juízo

13/04 ( Domingo)
às 10h- Uma Viajem extraordinária ( DUBLADO)
às 18h- Lulu, nua e crua
às 20h- Um belo domingo


SEGUNDA SEMANA

16/04 (Quarta)
às 18h- Grandes garotos
às 20h- O Amor é um crime perfeito

17/04 (Quinta)
às 18h-Uma juíza sem juízo
às 20h- O Passado

18/04 (Sexta)
às 18h- Os Incompreendidos
às 20h- Eu, mamãe e os meninos

19/04 (Sábado)
às 18h- Antes do Inverno
às 20h- Lulu, nua e crua

20/04 ( Domingo)
às 10h- Uma Viajem extraordinária ( DUBLADO)
às 18h- Um belo domingo
às 20h- Um amor em Paris

Serviço
O Festival Varilux de Cinema Francês, de 9 a 20 de abril, às 18h e 20h (sessão extra nos domingos 13 e 20, às 10h), no Cine Líbero Luxardo. Os ingressos, ao preço de R$ 8,00 (com meia entrada), podem ser obtidos na bilheteria do cinema. Informações: 3202-4321 ou pelo e-mail cinelibero@gmail.com.  

Nenhum comentário: