19.6.15

Ateliê397 abre a exposição “Alastramento” em SP

A última etapa do “Circuito independente: aproximações possíveis entre Belém e São Paulo”, projeto realizado com apoio do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11a edição, conta com participação de 14 artistas que trabalham em Belém (PA), revelando o panorama diversificado da produção do local, trazendo obras em linguagens como pintura, fotografia, poesia, vídeo, instalação e performance. O início da programação é neste sábado, 20, às 16h, com curadoria de Camila Fialho e Véronique Isabelle.

O projeto contou com uma série de encontros abertos ao público, promovidos aqui no mês de março deste ano, nos quais foram realizadas falas e debates sobre temas ligados à gestão de espaços independentes. A mostra é um desdobramento do processo de interlocução entre o Ateliê 397, de São Paulo, e três espaços independentes de Belém/PA: Associação Fotoativa, Atelier do Porto e Gotazkaen.

Alastramentoconta com a participação dos artistas Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Elaine Arruda, José Viana, Keyla Sobral, Lucas Gouvêa, Wellington Romário, Luciana Magno, Luis Junior, Marcílio Costa, Miguel Chikaoka, Nando Lima, Pablo Mufarrej e Paula Sampaio.

A última etapa, realizada em São Paulo, terá, neste sábado, 20, Alexandre Sequeira, Miguel Chikaoka, Nando Lima e Pablo Muffarej, que realizarão ações artísticas seguidas de uma festa na qual o também artista, Lucas Gouvêa, faz a discotecagem. Será um momento privilegiado para trocar ideias e ver alguns trabalhos mais efêmeros.  

De acordo com as curadoras, os artistas que participam da exposição compartilham um histórico de pesquisa e trabalho na/com a cidade, enquanto campo de investigações, muitas vezes através de projetos baseados no estabelecimento de redes de colaboração que, não raro, se desenvolvem longe dos holofotes. 

Assim, a idéia de uma trama invisível que se estende por baixo da terra é um ponto de partida para a mostra, que propõe um transbordamento desta produção, imbuída de questões oriundas de suas experiências junto às dinâmicas da capital paraense, para o espaço do Ateliê 397, estabelecendo um canal de diálogo com o circuito paulistano.

“Alastramento” conta com a participação dos artistas Alexandre Sequeira, Armando Queiroz, Elaine Arruda, José Viana, Keyla Sobral, Lucas Gouvêa e Wellington Romário, Luciana Magno, Luis Junior, Marcílio Costa, Miguel Chikaoka, Nando Lima, Pablo Mufarrej e Paula Sampaio. 

O que mais vem aí

A programação desta última etapa traz ainda outras ações pontuais nos dias 22, 24 e 30 de junho. No dia 22 de junho, às 19h, o artista Alexandre Sequeira apresenta “a fala como obra”. No dia 24 de junho, às 19h, a artista Elaine Arruda realiza uma fala, seguida de chorinho, e às 21h30, Lucas Gouvêa e Wellington Romário realizam uma ação com mingau e banho de cheiro de viva São João. A mesma dupla faz outra ação no dia 30 de junho, às 17h, desta vez com a artista Gisele Vasconcelos.

Serviço
Alastramento, curadoria de Camila Fialho e Véronique Isabelle. Neste sábado, 20 de junho a partir das 16h. Visitação: de 22 de junho a 17 de julho, das 14h às 19h.

Nenhum comentário: