5.6.15

Congresso de carimbó discute rumos do patrimônio

Começa hoje vai até o próximo dia 7 de junho, o I Congresso Estadual do Carimbó. O evento ocorre no Centro de Cultura e Formação Cristã (Seminário Pio X), na BR 316, Km 6, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A realização é da coordenação da Campanha do Carimbó – movimento cultural e social organizado por mestres, grupos e comunidades carimbozeiras do Pará, responsável pela luta vitoriosa  pelo registro o Carimbó como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, objetivo conquistado no dia 11 de setembro de 2014.

O I Congresso Estadual do Carimbó reunirá mestres e representantes de dezenas de grupos e comunidades para a discussão da próxima etapa desse processo: a construção do Plano de Salvaguarda do Carimbó e a proposta de auto-organização em âmbito estadual e nacional.

O evento é a culminância de uma ampla mobilização e escuta das comunidades carimbozeiras sobre a temática da salvaguarda e da auto-organização comunitária, articulada pelas lideranças da Campanha desde dezembro do ano passado. A Campanha do Carimbó promoveu Encontros Municipais Preparatórios em mais de vinte municípios em várias regiões do Estado, discutindo propostas e demandas para a salvaguarda e elegendo os delegados de cada grupo/comunidade de carimbó para participarem do Congresso.

Estão confirmados cerca de 200 delegados/as e observadores vindos de 25 municípios das regiões do Salgado, Bragantina, Marajó, Tapajós, Baixo Tocantins e Metropolitana. 

O objetivo do Congresso é, entre outros, definir as propostas dos grupos e comunidades para as ações de salvaguarda, escolher os representantes comunitários para o Coletivo Gestor da Salvaguarda e discutir a criação da entidade coletiva e representativa do carimbó em âmbito estadual e nacional. Portanto, o evento terá caráter deliberativo e organizativo, com uma representatividade política e territorial até então inédita na história do carimbó.

Esta iniciativa é um desdobramento e continuidade do processo de registro do carimbó como patrimônio cultural nacional, bandeira levantada e sustentada por grupos e mestres tradicionais de carimbó desde 2005, quando foram iniciadas as primeiras discussões com o IPHAN e o Ministério da Cultura na cidade de Santarém Novo, região litorânea do Pará.

“É uma etapa crucial da longa luta dos nossos mestres, grupos e comunidades em prol da valorização e reconhecimento efetivos de nossa cultura popular tradicional, dessa manifestação que é uma das principais matrizes culturais do povo paraense e amazônida. É também uma valiosa oportunidade para afirmar a importância e a riqueza de nossa diversidade cultural, nutrida por nossas raízes ancestrais, definidora de nossa multifacetada identidade nacional”, explica Issac Loureiro, um dos coordenadores da Campanha.

O Congresso é uma instância deliberativa e organizativa do movimento da Campanha do Carimbó, por isso não será aberto ao público em geral. O evento disponibilizará vagas limitadas para observadores e convidados, que devem enviar sua solicitação de participação para o email carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com, informando seus dados pessoais e o objetivo de sua participação.

O I Congresso Estadual do Carimbó tem o apoio do Ministério da Cultura, IPHAN-PA, Ministério da Pesca e Aquicultura, Movimento Slow Food Brasil, Secretarias Municipais de Cultura de vários municípios, entre outros parceiros e apoiadores no Pará e no Brasil.

Serviço
I Congresso Estadual do Carimbó. De 5 a 7 de junho, no Centro de Cultura e Formação Cristã / Seminário Pio X, na BR 316, Km 6, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

Nenhum comentário: