20.6.15

Neste sábado tem Curupira no Casarão do Boneco

Não é pra assustar! O Curupira, além de ser protetor da floresta, é a estrela do espetáculo do In Bust, inserido na programação do “Sábado Tem e Domingo que Vem”, do Pirão Coletivo, projeto contemplado pelo edital de incentivo do Banco da Amazônia. Pra conferir, vá hoje, às 19h, no Casarão do Boneco.

Conhecido como o protetor de todas as florestas e animais, o Curupira, personagem lendário da região amazônica, aparece em forma de moleque com os pés voltados para trás. Ele é temido por todos aqueles que caçam ou desmatam por mera ganância.

Depois de iniciar a programação, apresentando no dia 6 de junho, "Catolé e Caraminguás", neste sábado, 20, às 19h, o In Bust conta outra história. Um “causo” amazônico, que ganha falas, formas e cores, através de paródias contadas por três cantadores (atores manipuladores), que se utilizam de toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos da cultura paraense - e de bonecos manipulados com vara, acompanhados por máscaras, mamulengos e outros, para encantar a plateia. 

Criado para o programa Catalendas da TV Cultura do Pará, o espetáculo está há mais de uma década em cartaz. Em “Curupira – Um Milhão de Nós”, o linguajar caboclo se faz evidente em palavras como “mundeado” e “sumano”, trazendo para bem perto do público da cidade a cultura de nossa região.

Nesta montagem do In Bust um caçador acaba mundeado por não respeitar a premissa de se caçar apenas para sobrevivência. Desta forma, ele é ajudado por um Pajé e sai do transe aplicado pelo moleque Curupira e aprende mais sobre como cuidar do meio ambiente.

Pirão Coletivo - Formado por grupos que desenvolvem poéticas artísticas diferenciadas, reunindo atores, artistas circenses, bailarinos, músicos e profissionais do audiovisual, o Pirão Coletivo iniciou a programação desta primeira edição patrocinada do projeto, no sábado, 6 de junho, com apresentação de Catolé e Caraminguás”, do in Bust, seguido de programação do Dirigível Coletivo de Teatro, no domingo passado, dia 14 de junho. 

Grupos envolvidos: Dirigível Coletivo de Teatro, Cia de Teatro Madalenas, Cia de Investigação Cênica, Grupo Projeto Vertigem, Produtores Criativos e In Bust Teatro com Bonecos, além de vários colaboradores. Em cada sábado e domingo, até dia 12 de julho, cada um deles trará para a programação, um espetáculo, contações de história e até oficina, fiquem ligados. 

É possível acompanhar tudo pela página do projeto Pirão Coletivo, no facebook, mas desta vez, o In Bust teatro com Bonecos, de volta à cena, apresenta “Curupira”, um de sues espetáculos mais apresentados.

Ficha Técnica
Atores e Manipuladores: Adriana Cruz, Anibal Pacha e Paulo Ricardo Nascimento
Produção e Apoio Técnico: Cristina Costa
Figurino: Anibal Pacha
Cenário, Adereços e Bonecos: Anibal Pacha
Criação de Sonoplastia: In Bust
Texto: David Matos e Paulo Ricardo Nascimento
Assistência de Direção: Adriana Cruz e Paulo Ricardo Nascimento
Direção: Anibal Pacha
Realização: In Bust – Teatro com Bonecos

Próximas atrações
28/6, Domingo que vem
11h - Cia. de Teatro Madalenas
04/7, Sábado Tem
19h -Dirigível Coletivo de Teatro
12/7, Domingo que vem
11h- In Bust Teatro com Bonecos

Serviço
Programação do projeto Sábado Tem, do Pirão Coletivo: espetáculo “Curupira, um milhão de Nós”, do In Bust Teatro com Bonecos. Neste sábado, 20 de junho, às 19h, no Casarão do Boneco – 16 de novembro, 815. Pague quanto puder. Mais Patrocínio: Banco da Amazônia. Realização: Pirão Coletivo Grupos. Apoio: Ná Figueredo Design Criações Refry Distribuidora Estrela do Norte James Brownie Panificadora 16 de Novembro. Mais informações: 98110.5245 (tim). Ou: https://www.facebook.com/piraocoletivo. .

Nenhum comentário: