25.6.15

Peça desafia o público a ficar de olhos vendados

Não há cenário, iluminação, figurino ou maquiagem. "Pelos Olhos dela" traz atores que ultrapassam a definição de especiais. O projeto Cena Especial – Teatro Inclusivo estreia sua em Belém de 26 a 28 de junho (sexta a domingo), com entrada franca, às 20h, no auditório da Fibra.

Por Parla Página – Produção de Conteúdos

Escrita e dirigida por Carlos Correia Santos – que é também o criador e coordenador do Cena Especial, a peça “Pelos Olhos Dela” é um convite ao público a mergulhar no universo da cegueira. O desafio dramatúrgico, porém, não estará apenas nas mãos do elenco. Será compartilhado, de forma inclusiva, com o público. 

Quem for assistir a experimentação precisa concordar em ficar os quarenta minutos da encenação completamente vendado. O espectador terá os olhos cobertos na ante sala do espaço de apresentação e, a partir deste momento, será literalmente conduzido para o universo do espetáculo. Espectadores surdos serão os únicos não vendados. Para estes, a produção disponibilizará tradução simultânea em LIBRAS.

Cada sessão receberá o número máximo de 30 pessoas. “Esse é, acima de tudo, um experimento artístico que tem a inclusão como pressuposto. É um sonho que estou realizando ao lado dos lindos participantes do projeto. Queremos falar sobre a cegueira, mas num sentindo muito mais profundo que somente o da deficiência física”, instiga Carlos Correia. O elenco do trabalho é variado. 

A montagem terá no palco pessoas com síndrome de down, autistas, surdos, cegos. Porém, somente suas vozes serão ouvidas ou suas ações serão sentidas, impossibilitando o reconhecimento imagético de supostas deficiências. O Cena Especial – Teatro Inclusivo é um projeto gratuito de extensão da Fibra e recebe pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência no teatro.

O PROJETO

O Cena Especial iniciou suas atividades na Fibra em março de 2015, já gerando grande repercussão e despertando a atenção dentro e fora de Belém. O projeto virou pauta em programas de rádios de Brasília dedicados ao tema e ganhou matéria de duas páginas na Revista Reação, mais importante publicação nacional voltada à inclusão. O empreendimento se diferencia por apostar na formação de atores-inclusivos. 

De acordo com Correia, pode ser um ator-inclusivo qualquer pessoa – com ou sem deficiência, com ou sem experiência no teatro – interessado em aprender as particularidades de ser um artista envolvido com a arte educação especial. 

“O ator-inclusivo é, primeiramente, um artista ciente de seu papel como instrumento da inclusão por meio das artes, em particular as cênicas. É um artista preparado para lidar não apenas com as situações gerais do fazer teatral, do mergulho nas exigências do palco, mas uma pessoa capacitada para se comunicar artisticamente explorando as possibilidades múltiplas dos sentidos. E da ausência destes. É um artista que precisa ser hábil a encenar montagens nas quais sejam exploradas a sua própria aptidão sensorial, as aptidões sensoriais de seus colegas de cena e as aptidões sensoriais do público na plateia”, detalha Carlos.

O projeto busca como resultados sempre espetáculos criados para debater aspectos ligados à inclusão. Serão sempre peças em que estarão juntos, em cena, os participantes com e sem deficiência. E a plateia também será sempre convidada a experimentar sensações variadas vividas pelas pessoas com deficiência.  

Podem ser espetáculos encenados na escuridão, como é o caso de “Pelos Olhos Dela”, ou espetáculos encenados sem qualquer som ou fala. Espetáculos que convidem o público a sentir limitações físicas. Espetáculos que mostrem a necessidade que precisamos ter de sempre nos colocar no lugar do outro para, assim, entende-lo e aceitá-lo.

Serviço
Pelos Olhos Dela. Primeiro espetáculo sensorial do projeto Cena Especial – Teatro Inclusivo. De 26 a 28 de junho (sexta a domingo), sempre às 20h, com entrada na franca, no auditório da Fibra (Gentil, 1144, entre Generalíssimo e 14). ATENÇÃO: os espectadores precisam concordar em ficar vendados ao longo de toda a encenação. Lugares limitados.

Nenhum comentário: