25.6.15

Pirão traz mais encantamento para o Domingo

De forma bem humorada e cheio de cores, o espetáculo La Fábula é um belo programa pra este domingo, 28, às 11h, na praça Barão do Rio Branco, em frente à praça da igreja da Trindade. A apresentação faz parte do projeto Pirão Coletivo - "Sábado Tem e Domingo que Vem" que, em sua segunda edição, é realizado com incentivo do Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia.

Estreando no final de 2011, para marcar as celebrações dos dez anos da Madalenas, o espetáculo propõe um mergulho no universo mágico presente em contos da literatura universal, que, encenados usando como base os fundamentos do teatro de rua, se vale do mundo do ‘faz de conta’ para envolver o espectador na trama que foi apresentada em espaços públicos de Belém do Pará.

O enredo de "La Fábula" se desenvolve em torno da rainha Altiva e seus três súditos. Dom Quixote, o Homem de Lata e o Velho do Saco entram na cena sem perder suas essências, mas estão fora de seus contextos. A ideia, de acordo com a diretora Ester Sá, era trazê-los para o universo da fábula, do imaginário, os deslocando de suas estórias originais.

La Fábula é um espetáculo divertido. Tem rodado o país. Por meio do Prêmio Myrian Muniz de Teatro 2012, categoria Circulação, realizou 13 apresentações em praças públicas de 12 cidades do Pará, Maranhão e Piauí. 

E agora está de volta à cena de Belém neste domingo, 28 de junho, com patrocínio do Banco da Amazônia, que contemplou o projeto do Pirão, um coletivo de teatro que reúne diversos grupos. Até 12 de julho, vários outros espetáculos serão mostrados, divididos assim: Em uma semana, tem programação aos sábados, e na outra, num domingo. 

É assim, alternando dias e horários (no sábado, às 19h, no casarão do Boneco, e no domingo, na Praça barão do Rio Branco, pela manhã), que o projeto “Sábado Tem e Domingo que vem” tem se tornado uma referência da produção teatral da cidade. 

A direção e dramaturgia são assinadas pela atriz, contadora de história e dramaturga, Ester Sá, com coordenação geral de Leonel Ferreira, direção musical de Armando Mendonça, produção executiva de Flavio Furtado e Tainah Fagundes, concepção de figurino de Aníbal Pacha e confecção de Mariléia Aguiar. O elenco conta com Dina Mamede (Rainha Altiva), Gilberto Ganesh (Homem de Lata), Leonel Ferreira (Homem do Saco) e Rodrigo Braga/Cleber Cajun (Dom Quixote). 

Na cena e na luta - No Pará, sem política cultural voltada especificamente ao teatro, o Pirão Coletivo é uma iniciativa audaciosa que surge no início de 2013, realizando por conta própria várias ações na cidade. Em 2014, o projeto foi inscrito no edital do banco do Amazônia, que reconheceu sua relevância, tanto enquanto entretenimento de qualidade para o público quanto para a cena teatral da cidade, sempre com difiucldades de escoar sua produção.

Os espaços em que o projeto é realizado são independentes e abertos públicos, que paga quanto puder para participar da apresentação na sede do In Bust Teatro com Bonecos, que atualmente passa por uma campanha financeira (Salve Salve Casarão do Boneco – no site CATARSE) para realizar seu restauro é um deles, ou na Praça Barão do rio Branco, que já abrigam o projeto desde o início da empreitada, há dois anos.

No sábado, dia 4 de julho, às 19h, no Casarão do Boneco, tem apresentação do grupo Dirigível Coletivo de Teatro e, encerrando a edição, no dia 12 de julho, o público vai ver mais um espetáculo do In Bust Teatro com Bonecos, na Praça Barão do Rio Branco. 

Fazem parte do Pirão Coletivo, os grupos: O Pirão Coletivo é formado pelos grupos: Dirigível Coletivo de Teatro, Cia de Teatro Madalenas, Cia de Investigação Cênica, Grupo Projeto Vertigem, Produtores Criativos e In Bust Teatro com Bonecos, além de vários colaboradores. 

Ficha Técnica La Fábula
Direção e Dramaturgia: Ester Sá
Elenco: Dina Mamede, Gil Ganesh, Leonel Ferreira, Rodrigo Braga e Cleber Cajun
Direção Musical: Armando Mendonça
Concepção Figurinos e Adereços: Aníbal Pacha
Confecção: Mariléa Aguiar
Produção Executiva: Flavio Furtado e Tainah Fagundes
Coordenação Geral: Leonel Ferreira

Serviço
Programação do projeto Sábado Tem, do Pirão Coletivo: “La Fábula”, às 11h, na Praça Barão do Rio Branco. Pague quanto puder. Patrocínio: Banco da Amazônia. Realização: Pirão Coletivo Grupos. Apoio: Ná Figueredo Design Criações Refry Distribuidora Estrela do Norte James Brownie Panificadora 16 de Novembro. Mais informações: https://www.facebook.com/piraocoletivo. Fones: 98327.6779 (tim).

Nenhum comentário: