6.6.15

Bate Papo com Jorane Castro no Museu da Ufpa

O público terá a oportunidade de participar no dia 10 de junho (quarta-feira) de um encontro com a artista convidada desta edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Jorane Castro, no Museu da UFPA, lugar que abriga sua exposição individual "Diante das cidades, sob o signo do tempo". O bate-papo “Fotografia, cinema e o tempo” ocorre às 19h e tem entrada franca. A mediação será de Mariano Klautau Filho.

Jorane Castro é diretora, roteirista, produtora e professora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA. Mestre em Ethnometodologia pela Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot, U.P. VII, França, com ênfase em Sociologia aplicada ao Cinema, ela coordena a Cabocla Produções e desenvolve pesquisas na área da linguagem audiovisual, privilegiando a Amazônia.

O bate-papo “Fotografia, cinema e o tempo” será um relato das experiências da cineasta, que desde muito nova esteve envolvida com o fazer fotográfico, reconhecendo que sua referência estética passa muito pela conexão com a fotografia de Belém.

Jorane sempre foi muito mais subjetiva do que factual. Quando fazia suas fotografias, construía sequências e já tinha, presente nos seus trabalhos, a influência da linguagem cinematográfica. Já na década de 80 transformava as pessoas em personagens das suas micronarrativas fotográficas.
  
Um panorama dessa trajetória pode ser observado na exposição "Diante das cidades, sob o signo do tempo", que exibe trabalhos de diversas fases da artista, desde suas apropriações de filmes, os quais ela resinificava, até a sua atual fase, na qual se aproveita do recurso do Instagram para ter uma fotografia rápida e de fácil compartilhamento. Jorane faz isso pensando nos filmes em que vai trabalhar, como anotações visuais do cotidiano.

A pesquisa do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia envolve a realização de exposição inédita do artista convidado no Museu da UFPA, e a conversa com o público será editada e publicada no catálogo assim como foram feitas com os demais artistas paraenses homenageados. É um trabalho do projeto dedicado à produção e trajetória dos fotógrafos do Pará. Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade.

Serviço
Bate-papo com Jorane Castro no Museu da UFPA. Data: 10 de junho de 2015. Horário: 19h. Local: Museu da UFPA (Av. Governador José Malcher (esquina com Generalíssimo Deodoro). O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale; apoio institucional da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da UFPA (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) - Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 98367-2468; premiodiario@gmail.com , contato@diariocontemporaneo.com.br e http://www.diariocontemporaneo.com.br.

(Texto enviado pela assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: