22.6.15

OSTP homenageia Villa-Lobos e a gente agradece

Um dos principais nomes da música brasileira, o compositor Heitor Villa-Lobos, considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, será homenageado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). O repertório levará ao público as obras mais célebres de Villa-Lobos, como as Bachianas e os Choros, entre outras. A apresentação no próximo dia 25, às 20h, no da Paz, terá como maestro convidado, o regente da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e adjunto da Orquestra Filarmônica do Amazonas, Marcelo de Jesus. Entrada franca.

O concerto dá sequência às homenagens feitas pela OSTP durante o ano. “Já trouxemos a música impressionista, a alemã, a portuguesa e agora chegou à vez da nossa música brasileira, prestigiando um dos maiores nomes dela, o compositor Villa-Lobos”, explica o maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto.
Marcelo de Jesus já se apresentou junto à OSTP em outro momento e ressalta o cenário musical que a cidade oferece à música. “Toda vez que vou a Belém, fico muito feliz, porque percebo na capital um frescor musical, é um celeiro de música da nossa região, daí saem grandes nomes para o canto lírico”, analisa o maestro convidado.

Miguel Campos Neto afirma que, o convite para o maestro do Amazonas participar do concerto em homenagem a Villa-Lobos surgiu logo que ficou decidido quem seria o homenageado. “Conheço o trabalho do Marcelo de perto, ele é expert em Villa-Lobos e não toca apenas as músicas mais conhecidas”, afirma o maestro titular da OSTP.  

O concerto também contará com outra convidada. “A solista paraense Kézia Andrade estreia com a nossa Orquestra cantando a Bachiana nº 5, vai ser um momento muito bonito”, afirma Campos Neto. Ele ressalta que a participação da solista na apresentação é um incentivo aos novos talentos da música paraense. “Será uma experiência muito boa, de crescimento profissional, espero poder corresponder ao talento deles”, diz a convidada.

Para Marcelo, o repertório escolhido é difícil, mas aposta para uma apresentação singular. “Você não faz Villa-Lobos com qualquer orquestra, então, como já tive a honra de conhecer o trabalho da OSTP, sei que, mais uma vez, vamos estar em sintonia”, afirma.

Marcelo de Jesus nasceu em São Paulo, graduou-se em composição e regência, trabalhando com maestros renomados, como Luiz Fernando Malheiro, Isaac Karabtchevsky, Karl Martin, Siegfried Köhler e Luis Gustavo Petri; e cantores como Eva Marton, Aprille Milo, Renato Bruson e Dennis O’Neil, entre outros. 

Atualmente reside em Manaus, assumiu o cargo de Regente Titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, a qual em 2003, fez sua estreia no VII Festival Amazonas de Ópera com a ópera La Cenerentola de Rossini. Em 2002 foi eleito maestro-revelação pela Revista Bravo! por sua direção musical em Don Giovanni (Mozart).

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), em homenagem ao maestro Villa-Lobos. Maestro convidado: Marcelo de Jesus (Titular da Orquestra de Câmara do Amazonas). Solista: Kézia Andrade.  Dia 25 de junho, às 20h. Local: Theatro da Paz. Endereço: Avenida da Paz, s/n – Campina. Informações: (91) 4009-8766/8754. Entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, no dia do evento.

Nenhum comentário: