20.8.15

Jornal Diário do Pará estreia novo projeto cultural

Responsável por projetos como o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e o Festival de Música Paraense, o jornal Diário do Pará estreia, nesta quinta-feira, 20, novo projeto, na praça central do Parque Shopping, em Belém, às 20h. É o "Café com Você", que traz a turma do caderno de cultura à púbico e convida gente interessante para ótimos bate papos. 

A estreia será realizada na semana em que o DIÁRIO completa mais um aniversário e aproveita para apresentar o novo diretor de redação do jornal, Klester Cavalcanti, que estará ao lado de Marinalva Dantas, de quem ele assina a biografia que já repercutiu em programas nacionais como “Fantástico” e emissoras internacionais, como a BBC, de Londres. 

Marinalva tem uma história de vida dedicada a libertar trabalhadores escravos Brasil adentro, fazendo, a sua forma, a construção de um país mais justo. Ao final do evento haverá sessão de autógrafos do livro.

A ideia é que tudo funcione como se fosse uma grande coletiva de imprensa. O “Café com Você” será todo transmitido pela internet e permitirá aos leitores conhecer a equipe que realiza o caderno Você, entender como funciona uma entrevista e participar com perguntas presenciais ou enviadas via web em tempo real. O projeto terá diversas edições ao longo do ano, sempre reunindo em Belém nomes da literatura, música, gastronomia e artes de um modo geral.

"A ideia é aproximar os leitores da equipe do caderno de cultura. Eu vou conduzir o bate-papo no palco, mas teremos a Aline Monteiro, a Nathalia Petta e a Lais Azevedo interagindo com o público na plateia e pela internet. É uma forma de dar rosto a quem eles só conhecem como nome no jornal impresso e a ideia é que o público interaja como se fosse uma grande coletiva de imprensa. Todas as perguntas serão incluídas na cobertura que daremos do evento", explica Esperança Bessa.

O jornalista e sua obra - Klester Cavalcanti foi três vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura – uma delas com seu livro anterior, ‘Dias de Inferno na Síria’, também publicado pela Saraiva. Seu novo livro, ‘A dama da liberdade’, conta a história de Marinalva Dantas, a mulher que libertou 2.354 trabalhadores escravos no Brasil em pleno século 21.

Aos 61 anos, Marinalva Dantas é mãe, avó, já foi casada e enfrenta dramas e problemas como qualquer pessoa. A missão que abraçou, por outro lado, é extraordinária.

Auditora fiscal do Trabalho, ela passou quase 10 anos à frente do grupo do Governo Federal que combate à escravidão no Brasil. Mergulhada nessa causa, Marinalva libertou mais de 2.300 homens, mulheres e crianças nos rincões do país.

A ‘Dama da Liberdade’, publicado pela Benvirá, selo de não ficção e ficção da Saraiva, é resultado de 5 anos de pesquisa do autor Klester Cavalcanti. O jornalista tem acompanhado o trabalho de Marinalva desde o início e não apenas fez um perfil da poderosa mulher, como traz ao debate a questão ainda persistente do trabalho escravo nos dias de hoje. 

Klester viajou por sete Estados, entrevistando quase setenta pessoas, entre elas familiares de Marinalva, policiais, aliciadores de escravos, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e ex-escravos. Sua pesquisa inclui quase 120 horas de entrevistas, a leitura de 2 mil páginas de documentos e a análise de cerca de 200 fotos e 30 horas de vídeos.

Nenhum comentário: