28.8.15

Oportunidades de apreender e navegar a Amazônia

Vão três dicas pra quem tá cansado do asfalto. A oficina Fotografia de Viagem, com o fotógrafo e educador Rafael Araújo, de 1 a 8 de dezembro, chegando à região do Tapajós; o XIX IFNOPAP, de 14 a 20, e o Nortear, de 12 a 15, ambos se misturam um tanto em novembro, seguindo para a região do Marajó. Anotem aí. As inscrições estão abertas!

O IFNOPAP é uma das mais importantes ações acadêmicas, educacionais, culturais e ambientais do estado. Embarcados em um navio, pesquisadores, artistas, jornalistas, cineastas e estudantes, entre outros estudiosos de diversas linguagens navegam através dos rios por municípios da região, ofertando minicursos, palestras e oficinas de diversas áreas científicas, compartilhando conhecimentos e apreendendo com a população das cidades onde a embarcação atraca. 

Este ano, o programa CAMPUS FLUTUANTE/IFNOPAP realizará o XIX ENCONTRO no período de 14 a 20 de novembro de 2015, com o tema “De volta ao Marajó, com vistas à Biodiversidade, Cultura e Sustentabilidade”, chegando aos municípios de Portel, Melgaço, Breves e Bagre. 

As primeiras edições foram realizadas em ambientes da UFPA, em Belém, mas a necessidade de deslocamento aos locais de origem das narrativas, para coleta das histórias, acabou provocando o surgimento do primeiro seminário embarcado do campus flutuante. Até agora, já recolheu mais de 5.300 narrativas, coletadas de 116 municípios do Pará. Atualmente o projeto abrange diversas áreas de conhecimento e passou a atender as comunidades das cidades por onde passa.

Desde sua criação, o IFNOPAP já reuniu centenas de pesquisadores e já visitou mais de 30 municípios paraenses. Como resultado dos seminários e trabalhos de extensão realizados, as viagens do campus flutuante da UFPA já renderam 23 livros publicados, 30 dissertações, 08 Teses de Doutorado, inúmeras Monografias de Especialização e TCCs, além de 10 documentários, 04 curtas e 06 CDs.

Inscrições - Os interessados em participar este ano, devem ficar atentos ao período de inscrição. Para a submissão de propostas de oficinas, minicursos e programação sócio-culturais, o período de inscrição vai de 20 de outubro.  O edital com todas as informações para submissão de propostas e a ficha de inscrição individual estarão disponíveis a partir do dia 30 de março, no blog do projeto: ifnopap.blogspot.com.br

Norteando pelas beiras

Adicionar legenda
O Projeto NORTEAR vai de 12 a 15 de novembro, iniciando pelo seminário "A Imagem Compartilhada" realizado no barco de viagem que levará os viajantes até o local de experimentação, na Reserva de Caxiuanã.  Será ministrada por Jorge Bodanzky, Alexandre Sequeira, Adriana Komives e Luiz Adriano Daminello. O objetivo é orientar as propostas que os 
participantes realizarão durante a Residência.

Trata-se de um encontro artístico, uma experiência em realização audiovisual e fotográfica, durante viagem de barco pelos rios da Amazônia, parceria com o XIX Encontro Internacional do IFNOPAP / IX Campus Flutuante da UFPA (veja box ao lado).

Uma expedição reveladora, registrando em imagens e sons novos pontos de vista sobre a região, a floresta, o rio, os povos e sua cultura. Em 2015, serão 9 dias, percorrendo de barco a região ribeirinha da Ilha do Marajó.

A experiência acontece sob orientação de renomados artistas, como a cineasta Adriana Komives da escola de cinema Ateliers Varan (França), o fotógrafo e artista plástico Alexandre Sequeira (Pará) com trabalhos expostos internacionalmente e Jorge Bodanzky (São Paulo), um dos cineastas mais atuantes na região amazônica. A coordenação do projeto é do cineasta e diretor de fotografia Luiz Adriano Daminello, professor e coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará.

Mais informações e inscrição: http://luadridam.wix.com/expedicaonortear2015

Oficina pra vivenciar o Tapajós

Entre os dias 1 e 8 de dezembro, pela Fotoativa, será realizada a nova edição da oficina Fotografia de Viagem com o fotógrafo e educador Rafael Araújo, que desta vez propõe uma imersão de quatro dias, nas águas dos Rios Tapajós e Arapiuns, na região Oeste do Estado do Pará.

Com uma proposta de 40 horas/aula, a atividade está dividida em dois encontros prévios, na cidade de Belém, para estrutura e planejamento da viagem, e quatro dias de imersão, em barco próprio, com toda alimentação incluída – café, almoço e janta, além de água, sucos e refrigerantes durante os dias de viagem. O pacote não inclui o deslocamento até a cidade de Santarém.

Rafael Araujo é natural de Belém-PA. Formado em administração de empresas e comunicação social, com pós-graduacão em Práxis e Discurso Fotográfico na UEL-Universidade Estadual de Londrina-PR, depois de um tempo dedicado à propaganda, largou a vida entre quatro paredes para cair de cabeça no mundo das imagens. 

“Nascido e criado” nos rios, furos e igarapés da região, Rafael desenvolve seu trabalho autoral documentando o cotidiano e tradições da cultura amazônica e os impactos sofridos por elas em virtude dos efeitos do “desenvolvimento” humano. 

Possui publicações em revistas locais e nacionais e já realizou trabalho para diversas ONGs e agências de publicidade de dentro e fora do Estado do Pará (Getty Images, Guará Imagens, Futura Press, Revista Nova Escola, Revista Exame, Revista Época, Revista Horizonte Geográfico, Itaú Cultural, Imazon, Instituto Peabiru, The Nature Conservancy, Fundo Vale, TEDxVer-o-Peso, Editora Globo).

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1-DJkLAeu1auVJT3Uf2vAQioPBM8fYGMUAKdSj64hReY/viewform

Mais informações: http://www.fotoativa.org.br/wp-content/uploads/2015/08/VivenciaTapajos_com-RafaelAraujo_2015.pdf

Nenhum comentário: