20.8.15

Trunfo traz o jogo de Tarô pro centro do picadeiro

Contemplado pela Funarte, o espetáculo Trunfo, do Projeto Vertigem, tem pré-estreia nesta sexta-feira, 21, e no sábado, 22, sempre às 20h, no Casarão do Boneco. Em cena, três atrizes colocam as cartas de tarô, mas quem dita a regra do jogo é o público. A programação contribui também para campanha Salve Salve Casarão do Boneco e conta com a exposição "Tarô do Boneco", de Maurício Franco. O ingresso custa quanto você puder pagar!

O blog esteve ontem no ensaio do "Trunfo", descrito por Marina Trindade, Katherine Valente e Inaê Nascimento, como uma experiência para se deixar levar e arriscar-se na plenitude do vazio particular a cada pessoa, sem coincidências ou acaso.

O terceiro espetáculo do Projeto Vertigem conduz o público de cena a cena, de quadro a quadro, pelo picadeiro com um velho companheiro de viajem, o Tarô. O jogo começa quando as atrizes entram em cena e oferecem a três pessoas, na plateia, cinco cartas de tarô. Tem que tirar uma. Três entram em jogo e  as atrizes iniciam um texto de significados, que ganham formas nas técnicas circenses. O momento é mágico. 

Criados em experimentações que relacionaram as técnicas circenses aos 22 Arcanos Maiores do Tarô, os Trunfos serão embaralhados e até o final do espetáculo, cinco serão escolhidos pela plateia. A sorte ditará a ordem da encenação, dependendo das cinco cartas tiradas a cada sessão e das combinações que farão ao serem escolhidas pelo público. Isso faz com que cada apresentação seja diferente da outra. 

Em síntese o que acontece é que Marina, Inaê e Katherine manipulam cartas do Tarô. Ajudadas, pelo público, constroem em cada apresentação, diferentes caminhos do espetáculo, sempre levado a partir as cartas colocadas em jogo.

Assim, através das técnicas de acrobacias aéreas, de solo e manipulação de objetos, mescladas ao teatro, dança, música e artes visuais, a grande jornada do “Louco”será ambivalente e feita de multiplicidades. O jogo levará o público a um outro lugar, outro tempo,outro ser. 

“Trunfo" foi contemplado com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013. As sessões deste final de semana são de pré-estreia, no anfiteatro do Casarão Boneco, depois a circulação pela cidade o leva para a Praça D. Pedro I (Ver-o-peso), partir das 17h, nos dias 27 e 28 de agosto, e ainda nos dias 3 e 4 de setembro, às 20h, à Praça da República próx. ao Theatro da Paz.  A realização do Projeto Vertigem conta com produção da Três Cultura Produção Comunicação, e apoios do Casarão do Boneco; In Bust Teatro com Bonecos; Vida de Circo e Pirão Coletivo.

Quem faz - As atrizes em cena possuem formação em artes cênicas, mas têm as suas diferenças.  Inaê Nascimento, por exemplo, antes de se embaralhar com o teatro, formou-se em Oceanografia com mestrado em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pela UFPA. 

Depois de alguns contatos com teatro e dança, na infância, em 2009, ingressou nas oficinas de Técnicas Circenses da Companhia Athlética (Belém), ministradas pelo professor Charles Monteiro, participando como acrobata aérea utilizando tecido circense em apresentações em eventos ao longo de 2010 e 2011, com o Circo Etéreo.

Já Katherine Valente escolheu ser atriz. Cursa o técnico em ator e trabalha no aperfeiçoamento de técnicas como maquiadora, palhaça e circense. Em 2012, iniciou sua carreira no GTU (Grupo de Teatro Universitário). Participou do grupo “Perifeéricos”, de teatro de rua, e realiza outras atividades como performances e oficinas.

E também ingressou no curso de Cinema e Audiovisual pela UFPA, assumindo a direção de elenco, maquiagem e a atuação em alguns curtas metragens resultantes das disciplinas. 
oficinas. 

Marina Trindade Cruz é integrante e co-autora do Projeto Vertigem. Graduada em Licenciatura plena em Dança pela UFPA, participou de vários seminários de pesquisa em artes cênicas. Logo, coordenou e compôs o elenco do espetáculo “Te vira! Tu não és de Circo?”, trabalho também contemplado pelo Prêmio FUNARTE/Petrobrás Carequinha de Estimulo ao Circo-2011-, que teve direção de Paulo Ricardo Nascimento (In Bust Teatro com Bonecos), que agora dirige “Trunfo”, e por Danilo Bracchi (Cia de Investigação Cênica), além deCharles Monteiro (Circo Etéreo). Foi a partir daí que se estruturou o grupo Projeto Vertigem, em 2013. 

Marina a partir daí desenvolveu pesquisa práxis para a criação do espetáculo “mARESia” que foi contemplado com a Bolsa de Criação e Experimentação do Instituto de Artes do Pará (2013) e foi objeto de pesquisa para o seu trabalho de conclusão de curso. Agora ela segue com o Projeto Vertigem, com o qual ainda pretende realiza outros projetos. 

Sobre o projeto Vertigem - Em busca de sua poética na transversalidade de linguagens artísticas, o Vertigem se utiliza de técnicas circenses e pesquisas norteadas pela criação colaborativa e experimentações.

“Estreamos em novembro de 2012 com o espetáculo "Te vira! Tu não és de circo?", contemplado com o Prêmio Funarte/Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo 2011. Em 2012 e 2013, colaboramos com a organização do 1º e 2º Seminário de Pesquisa em Artes Circenses. No ano de 2013 iniciamos o processo de criação/experimentação do espetáculo “mARESia”, contemplado com bolsa do Instituto de Artes do Pará”, diz marina Trindade. 

“O Projeto Vertigem integra a mistura do Pirão Coletivo, são grupos de artes cênicas de Belém que buscam compartilhar e fomentar suas produções artísticas em colaboração. 2015, ano de novos encontros, e outras pessoas vão mergulhando nessa vertigem conosco, “Trunfo” é a viagem da vez”, finaliza a atriz.

Programação – Além da experiência com o “Trunfo”, durante estas duas noites, o público terá mais uma vez, a chance de contribuir com a Campanha Salve Salve Casarão do Boneco, pagando quanto puder no ingresso para assistir ao espetáculo.

A campanha que foi veiculada ao site CATARSE, acabou no ultimo dia 12, sem conseguir arrecadar os R$ 60.000 necessários à reforma do Casarão, mas o In Bust Teatro com Bonecos e todos os grupos que ocupam o Casarão, não desistiram, e a cada ação no espaço, continuarão aceitando doações e contribuições do púbico. Na ocasião, o público anda poderá conferir a exposição “Tarô do Boneco em poucas lâminas”, de Maurício Franco.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Marina Trindade, Inaê Nascimento e Katherine Valente
Direção: Paulo R. Nascimento
Criação de Cenas:Inaê Nascimento, Marina Trindade, Paulo Ricardo Nascimento, Tati Benone, Katherine Valente.
Trilha Sonora: Armando de Mendonça
Operação de Sonoplastia: Armando de Mendonça e Paulo Ricardo Nascimento
Cenografia: Starllone Souza
Confecção das cartas: Victoria Rapsodia
Figurino:AnibalPacha, Nanan Falcão
Iluminação: Malu Rabelo
Assistência Técnica de Luz: Lucas Alberto
Logística: Rafael Café, Juan Cabral e Paulo Ricardo Nascimento
Consultorias Artísticas:AnibalPacha; Michele Campos de Miranda; Tati Benone; Marcelo Siqueira David (Feijão)

Realização: Projeto Vertigem
Coordenação de Projeto: Marina Trindade
Produção e Comunicação: Três Cultura Produção Comunicação
Produção Executiva: Tainah Fagundes
Assessoria de Imprensa: Luciana Medeiros
Fotografia: Débora Flor
Arte Gráfica: Lucas Gouvea

Agradecimentos: AnibalPacha; Dandara Nobre; Iolane Nobre; Kátia Fagundes; Luana Weyl; Mariléia Aguiar; Tainah Fagundes; Tati Benone; Victória Sampaio; Luana Peixoto; Mayara La-Roque; Maria Esperança; Débora Flor; Michele Campos; Virginia Abasto.
Patrocínio: Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013
Apoio: Casarão do Boneco; In Bust Teatro com Bonecos; Vida de Circo e Pirão Coletivo
Mais Informações: www.facebook.com/projetovertigem /projetovertigem@gmail.com

Serviço
O Casarão do Boneco fica na rua 16 de novembro, 815, próx. à Praça Amazonas. Mais informações: 32418981.

Nenhum comentário: