14.8.15

Mosta "Tempo gravado" abre no Museu da UFPA

São cerca de 30 obras de desenho e pintura em acrílico, com curadoria de Jussara Derenji, diretora do MUFPA. "Tempo Gravado", de José Fernandes,  dá continuidade ao trabalho da última exposição do artista e registra um olhar pessoal sobre a imagem da figura humana através de desenhos em técnica mista e pinturas em acrílica sobre tela. Abertura na terça-feira, 18 de agosto, às 19h, no Museu da Universidade Federal do Pará.

Trabalhos inéditos realizados, em sua maioria, em 2014 e 2015., eles aparecem interligados pela sua força emocional, pela inquieta revelação da realidade cotidiana sempre presente na intimidade impregnada de memórias. 

José Fernandes exibe uma multiplicidade de personagens - que há em cada um de nós - e que se revela, no teatro do cotidiano, em “fragmentos esparsos e descontínuos daquilo que queremos, ou nos permitimos mostrar“, comenta Jussara Derenji em seu texto de apresentação.

O conjunto de trabalhos desta mostra se desenvolve a partir de imagens que constituíram uma parte significativa de sua mais recente exposição. Segundo Jussara Derenji “após uma desintegração das cores e dos objetos, aos poucos as formas voltam a se reunir e chegam às pinturas de grandes dimensões e enorme força expressiva.” 

Os trabalhos remetem ou retratam homens e mulheres solitários, por vezes despidos de máscaras, que deixam transparecer a crueza do corpo e a solitude da alma. José Fernandes toca/aborda/questiona em seu processo criativo questões caras e importantes da contemporaneidade como a diversidade, a solidão humana, a vida e a morte.

José Fernandes- Artista gráfico e visual, formado em arquitetura, vive e trabalha em Belém-PA. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia, onde, por dez anos, foi professor de desenho e artes gráficas. Esta é a terceira individual do artista após a mostra “Trama” em Blumenau, SC (2013) e “Grafia e Matéria” (2014) em Belém. José Fernandes comenta sua relação com o desenho e a pintura. 

“Trata-se, para mim, de um processo expressivo contínuo, que é uma característica de muitos que trabalham com artes visuais, no qual a observação da realidade é filtrada, elaborada e expressa pelo indivíduo, de diversas formas, a partir de suas vivências e possibilidades de expressão.” 

Para o artista “é um grande prazer realizar uma mostra neste Museu da UFPA que hoje, assim como ao longo dos últimos de 30 anos, desempenha um papel muito importante para o desenvolvimento da arte e da cultura em nosso Estado”, conta José Fernandes.

Serviço
A Exposição Tempo Gravado estará aberta à visitação de 18 de agosto a 18 de outubro de 2015, de terça a sexta, de 09h às 17h, sábado e domingo de 10h às 14h. Museu da Universidade Federal do Pará, Av. Gov. José Malcher, 1192, Belém-PA.  www.ufpa.br/museufpa. Informações e agendamento de escolas: (91) 3224.0871 /museu-ufpa@ufpa.br

Nenhum comentário: