21.8.15

Prêmio Proex leva Barrela para bairros de Belém

Fotos: Paulo Evander
“Os Varisteiros” vão mostrar o espetáculo “Barrela” em três bairros da cidade de Belém, através do Prêmio Proex de Arte e Cultural 2014. De 22 a 30 de agosto, o projeto levando uma apresentação, bate papo e  uma oficina de iluminação artesanal passará pela Terra Firme, Guamá e Telégrafo. Tudo gratuito.

O projeto intitulado “Barrela: uma encenação como ferramenta de diálogo social sobre violência e realidade carcerária”, visa a expansão do diálogo com comunidades periféricas localizadas em zonas de risco na cidade de Belém. Na perspectiva da troca que o teatro estabelece, quando propõe um atravessamento sensível com o tema da violência urbana. 

A circulação nesses 3 bairros busca refletir através de sua encenação a realidade do sistema carcerário, bem como as dificuldades da inclusão social e reabilitação de ex-detentos, a partir de um diálogo direto com os moradores desses locais. A oficina realizada terá como base a confecção de luminárias com materiais alternativos, visando o estímulo do participante a ter uma renda financeira, partindo do trabalho artesanal.

A obra “Barrela” do dramaturgo paulista Plínio Marcos, narra as relações conflituosas de cinco presos, que estão o tempo todo buscando maneiras de se assegurar perante os outros, por brigas, olhares, imposições e até mesmo pela demência. 

O espetáculo discute a relação de opressão dentro dos presídios, mas estabelecendo uma visão maior para o social, a partir da sua disposição espacial e seus símbolos que entram em confronto com quem assiste           

Esta montagem provoca um discurso a partir das imagens simbólicas de oprimido e opressor. Os presos estabelecem uma ordem dentro da cela, o sistema carcerário  estabelece uma ordem dentro da prisão, a justiça estabelece uma ordem no sistema, o governo instaura a sua justiça e a sociedade compactua. Mostrando assim, um sistema frágil em todas as suas relevâncias.

"Levar teatro para dentro das periferias me causa muita ansiedade e novas análises. Barrela não  é  apenas construído pelos atores, mas também  por quem assiste e alimenta esse processo no bate-papo que realizamos ao final do espetáculo. Contamos com a presença de todos para compartilhar com a gente e com moradores as experiências que iremos vivenciar", declara o ator Bruno Rangel.

Autor e grupo - Considerado um autor maldito, o escritor e dramaturgo paulista, Plínio Marcos, foi um dos primeiros a retratar a vida dos submundos de São Paulo. Poucos escreveram sobre homossexualidade, marginalidade, prostituição e violência com tanta autenticidade. 

Era, segundo ele mesmo afirmava, "figurinha difícil". Seus personagens fogem de estereótipos, pois são retratados a partir de sua humanidade em ambientes hostis. Além de dramaturgo e escritor, foi diretor, ator e jornalista. 

O Grupo de Teatro Os Varisteiros nasceu da união dos egressos do Curso Técnico de Formação em Ator (2011) da Escolade Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - UFPA, com o intuito de permitir a inserção dos recém-formados atores no celeiro de produção teatral da cidade de Belém.

Fundado em 2012, fora dos parâmetros da academia, o grupo surgiu possibilitando a estes artistas à atividade criadora de pesquisa e experimentação cênica, as próprias montagens, a descoberta de uma poética de trabalho, a vivência em grupo de teatro e, sobretudo, viabilizando a realização de espetáculos ao grande público paraense.

Em seu portfólio estão os seguintes espetáculos: “No Trono”, uma livre adaptação da obra “Palácio dos Urubus” de Ricardo Meirelles; "Barrela", do dramaturgo Plínio Marcos; “Nó de 4 Pernas” e “Sonho de Uma Noite de Inverno”, ambos do dramaturgo paraense, Nazareno Tourinho.

Ficha técnica
Dramaturgia: Plínio Marcos
Direção: Maycon Douglas
Elenco: Bruno Rangel, Gabriel Antunes, Leonardo Moraes, Marcelo Andrade, Marcus Silva e Raoni Moreira
Produção: Laíra Mineiro
Captação de Recursos: Natasha Vasconcelos
Iluminação: Paula Silva 
Fotografia e Vídeo: Pedro Tobias
Arte Gráfica: Raissa Araújo 
Assessoria de Imprensa e Social Media: Laíra Mineiro

Programação

TERRA FIRME
Espetáculo - 22 e 23 de agosto, às 18h 
Oficina - 24 e 26 de agosto, as 17h 
Endereço: Casarão da Flora Amazônica - Avenida Perimetral, S/N, esquina com a rua Tachi Branco (ao lado do colégio NPI)

GUAMÁ
Oficina: 27 e 28 de agosto, às 14h
Espetáculo: 27 e 28 de agosto, as 17h30
Endereço: Cras Guama - Passagem Sururina, 268, entre Ezeriel e 25 de Junho

TELÉGRAFO: 
Oficina: 29 e 30 de agosto, as 14h
Espetáculo: 29 e 30 de agosto, as 18h
Endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 66, entre Coronel Luis Bentes e Passagem Republicana

Nenhum comentário: